quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM NELSON BRITO DO MPD LUXEMBURGO

FOTO:NELSON BRITO COM CARLOS VEIGA NA UNIVERSIDADE LUSOFONA-PORTUGAL
LUXEMBURGO-Jorge Santos vice-presidente do MpD chega amanhã, 26, a Luxemburgo para uma visita de quatro dias. Aproveitamos a oportunidade para falar com Nelson Brito, da Comissão Politica do MpD Luxemburgo. Na entrevista, Brito fala da organização do seu partido e da nossa comunidade radicada nesse pequeno País europeu. Mas fala também de um MpD “muito forte” com a liderança de Carlos Veiga

Rádio Atlântico - Como está organizado o MpD no Luxemburgo?
Nelson Brito - O MpD, no Luxemburgo, tem uma Comissão Politica provisória, mas até Maio será eleita a Comissão Politica Regional. Estamos a fazer um novo recenseamento de militantes, actualizando os cadernos eleitorais uma vez que os existentes encontram-se desactualizados e temos tido muita solicitação de pessoas que já manifestaram a sua disponibilidade em ser militantes do MpD em Luxemburgo.
RA - Vai começar o recenseamento eleitoral no estrangeiro. Qual vai ser o vosso contributo para que haja um maior número de cabo-verdianos inscritos nos cadernos eleitorais?
NB - Sobre o novo recenseamento, o MpD, no Luxemburgo, vai fazer uma campanha de esclarecimento e sensibilização junto dos cabo-verdianos e propor elementos para constituir brigadas móveis para que seja recenseado um maior número de pessoas possível.
RA - No próximo fim-de-semana vão receber uma grande Delegação do MpD encabeçada pelo vice-presidente Jorge Santos. Qual o significado da visita da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo e em França?
NB - A comunidade cabo-verdiana aguarda com muita expectativa esse encontro com o Vice-presidente do MpD, Eng. Jorge Santos, pois constitui um momento impar para se inteirar da política cabo-verdiana e colocar as suas questões também sobre o partido e o desenvolvimento de Cabo Verde.
RA - Estão previstos encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada no Luxemburgo e em França? Fale um pouco do programa da visita da Delegação do MpD
NB - O programa é ambicioso, pois para além de encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada no Luxemburgo e França haverá também encontros de alto nível com as autoridades políticas locais, com o objectivo de, juntamente com as autoridades locais, se melhorar a integração da comunidade cabo-verdiana.
RA - Sabemos que Jorge Santos é um dos políticos cabo-verdianos muito popular em Luxemburgo. Tem previsto encontros com entidades do governo Luxemburguês?
NB – Claro. Como é sabido, tanto o Eng. Jorge Santos como o Dr. Carlos Veiga são figuras sobejamente conhecidos pelas autoridades políticas Luxemburguesas, pois foi com eles que, nos anos noventa, de facto, se começou a desenvolver a cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde. Haverá encontros de alto nível com alguns responsáveis políticos do Grão Ducado do Luxemburgo.
RA - Queria agora perguntar-lhe se a comunidade cabo-verdiana está bem integrada no Luxemburgo?
NB – Sim, a comunidade cabo-verdiana está muito bem integrada, mas temos de começar a tirar maior proveito daquilo que as autoridades luxemburguesas nos põem a disposição como, por exemplo, saiu uma nova lei que os cabo-verdianos mesmo que não tenham a nacionalidade luxemburguesa possam votar nas eleições municipais de 2011 e podem concorrer para as eleições municipais de 2016. Aproveito para fazer um apelo a nossa comunidade no sentido de participarem tanto na política luxemburguesa como na cabo-verdiana porque só assim seremos ouvidos.
RA - No caso do MpD, qual é o número dos militantes inscritos?
NB - No Luxemburgo estão inscritos cerca de 150 militantes, mas estamos a fazer um novo recenseamento de militantes e conforme já disse temos sido contactados por muitos conterrâneos que querem aderir ao nosso partido como militantes.
RA - O regresso de Carlos Veiga tem tido um grande impacto tanto em Cabo Verde como nas comunidades diasporizadas. O que pensa da nova Liderança do MpD?
NB - Como é do seu conhecimento o Eng.º Jorge Santos tem muita aceitação no seio dos cabo-verdianos, aliás conduziu o MpD à vitória estrondosa nas últimas eleições Municipais em Cabo Verde. Quanto ao Dr. Carlos Veiga é um homem que dispensa comentários por ser uma das personagens políticas mais importante do nosso País. Tem muita popularidade tanto a nível nacional como internacional. Portanto o MpD foi inteligente ao conciliar o útil ao agradável constituindo assim um partido forte e unido o que de certeza vai levar à vitória nos próximos embates eleitorais que se avizinham. Estou a falar pois claro das eleições legislativas e presidenciais de 2011. Há um ditado que diz “na equipa que ganha não se mexe”. O nosso partido foi inteligente: não mexeu, mas reforçou a equipa com o seu melhor jogador o que significa que apostamos forte e quando é assim com o trabalho de todos estaremos preparados para vencer qualquer adversário.
A nova direcção do MpD, liderada pelo Dr. Carlos Veiga e tendo o engenheiro Jorge Santos como um dos vices é de facto muito forte e quero dizer que o nosso País precisa de um MpD forte para dar um novo impulso ao desenvolvimento harmonioso e sustentado de um País que está esgotado neste momento em termos governativo. É preciso por isso um novo rumo que de certeza o MpD está preparado como aliás aconteceu na década de 90 do século passado.
E queria também dizer-lhe que tanto o Dr. Carlos Veiga como o Eng. Jorge Santos estão de parabéns na defesa dos interesses do nosso partido e fizeram história pela forma desprendida como negociaram a nova liderança do MpD. O País agradece.
RÁDIO ATLÂNTICO-POR NORBERTO SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.