segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

HOLANDA:Empresários holandeses subestimam riscos no exterior

Os empresários holandeses não levam suficientemente a sério os riscos políticos e financeiros em outros países. Esta é a opinião do diretor da seguradora AON na Holanda, Marc Nuland.

Esta constatação, feita após a divulgação do Mapa sobre Risco Político 2010 pela AON, permite concluir que as atividades empresariais no exterior vêm tornando-se mais incertas desde o ano passado. O clima para os negócios deteriorou-se em 18 países, enquanto houve uma leve melhora em outros nove.
Marc Nuland disse que os empresários holandeses parecem minimizar os riscos. Para ele, mesmo levando em conta a vulnerabilidade provocada pela crise econômica no comércio internacional, as empresas holandesas poderiam ser mais conscientes e estar mais alerta.
Nuland acredita que o deterioramento político e financeiro em alguns países está diretamente relacionado à recessão. Na Islândia e na Grécia, a crise financeira provocou grandes estragos. Segundo o diretor da AON, os efeitos ainda serão sentidos em 2010 o que aumenta os riscos para negócios no exterior.
O Mapa sobre Risco Político da AON é divulgado uma vez por ano e proporciona informações relevantes para corretores e empresários. Ameaças de guerra, motins, greves, terrorismo, entre outros fatores são levados em consideração. Entre os aspectos políticos e econômicos que influenciam a composição do Mapa estão problemas monetários, a morosidade do Estado e o nível de interferência política no mundo empresarial.
Marc Nuland cita alguns exemplos, como o Iêmen, onde o alto índice de violência e atentados vêm causando danos às empresas com as quais o país tem relações comercias. Na Ucrânia, alguns bancos não quitaram suas dívidas e os montantes são consideráveis. Em Gana, as empréstimos, em especial para a indústria petrolífera, não foram pagos.
Quais os países que pertencem à categoria de 'alto risco'?
Afeganistão, República Democrática do Congo, Irã, Iraque, Coréia do Norte, Somália, Sudão, Venezuela, Iêmen e Zimbábue
Em quais países foi registrado um aumentou no nível de risco?
Argélia, Argentina, El Salvador, Gana, Guiné Equatorial, Honduras, Cazaquistão, Letônia, Madagáscar, Mauritânia, Filipinas, Porto Rico, Seychelles, Emirados Árabes, Ucrânia, Sudão, Venezuela e Iêmen.
Quais os países onde a situação se estabilizou?
Albânia, Myanmar, Hong Kong, Colômbia, África do Sul, Sri Lanka, Timor Leste, Vanuatu e Vietnã.
RNW em português(tradução brasileira)-Por Hans de Vreij

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.