domingo, 21 de março de 2010

CPLP:CPLP concerta estratégia para explorar mares

LISBOA-Os responsáveis dos assuntos do mar dos países de língua portuguesa vão aprovar hoje, em Lisboa, uma estratégia comum para os oceanos, com princípios e orientações para melhor se conhecer, defender e explorar os recursos oceanográficos.
O Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, salientou à Lusa "o papel cada vez mais importante dos oceanos", ainda mais para países que têm "todos eles grandes extensões de mar". Por isso, a aprovação da "estratégia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para os Oceanos" é fulcral na I reunião de Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP.
Essa estratégia contém "princípios comuns relativos à segurança no mar, à forma como pode ser explorado e navegado, à importância económica que pode ter para cada um dos países", adiantou Marcos Perestrello.
"Princípios e orientações que devem ser seguidas para o melhor aproveitamento dos recursos oceanográficos", sustentou o secretário de Estado, anfitrião do encontro em que participam os ministros de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste que tutelam estas áreas, os secretários de Estado nos casos dos governos de Angola e da Guiné-Bissau e o Comandante da Marinha do Brasil, para além do embaixador de Moçambique em Portugal.
Nesta primeira reunião formal dos ministros do Mar da CPLP vão ser também apresentadas, e aprovadas se tiverem bom acolhimento, várias iniciativas específicas dentro da estratégia definida.
Entre elas, os "processos de extensão das plataformas continentais e da investigação científica e protecção ambiental" de cada um dos países, "uma peça fundamental dessa estratégia da política do mar", sustentou o secretário de Estado português.
DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.