segunda-feira, 1 de março de 2010

CV:Cabo Verde quer Durão Barroso e Sócrates nas conferências do 35.º aniversário da independência

PRAIA-O primeiro-ministro de Cabo Verde disse hoje que tem a intenção de convidar várias personalidades nacionais e internacionais, entre elas José Manuel Durão Barroso e José Sócrates, para conferências ligadas ao 35.º aniversário da independência.
José Maria Neves falava após uma inédita visita que o presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, efectuou ao Palácio do Governo, destinada a "conhecer" o edifício e a "confraternizar informalmente" com o executivo sobre o passado, presente e futuro do arquipélago.
"Vamos fazer 12 conferências, convidando grandes personalidades nacionais e internacionais. Começamos hoje à tarde com o Presidente de Cabo Verde (Pedro Pires) porque foi o primeiro chefe do Governo e, como tal, esteve nos principais desafios da independência e da construção do Estado de Cabo Verde", afirmou.
A conferência marca o início de um conjunto de celebrações que, até ao fim do ano, assinalarão o 35.º aniversário do nascimento de Cabo Verde, a 5 de Julho de 1975, e é subordinada ao tema "Os Primeiros Anos após a Independência".
"Começamos com o Presidente da República, mas haverá outras personalidades, uma por mês. No final, faremos uma brochura com todas as conferências. Queremos analisar o percurso de Cabo Verde nos 35 anos, mas também perscrutar o futuro, ver que desafios temos e construir uma visão partilhada desse futuro", sublinhou.
José Maria Neves disse ser intenção convidar, entre outros nomes, e além do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e do primeiro ministro português, José Sócrates, o chefe do executivo do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, o bispo de Cabo Verde, intelectuais cabo-verdianos, portugueses, brasileiros e africanos "de grande envergadura".
O governo pretende ver analisados temas como a Parceria Especial com a União Europeia (UE), os Descobrimentos (cumprem-se em 2010 os 550 anos da descoberta do arquipélago), o programa de ajuda pública norte-americana a Cabo Verde - Millennium Challenge Corporation (MCC) -, e as mudanças climáticas e sociais.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.