sábado, 20 de março de 2010

CV:Centro de Operações de Segurança Marítima de Cabo Verde com apoio dos EUA abre em Maio

PRAIA-O Comandante da Guarda Costeira de Cabo Verde garante que o Centro de Operações de Segurança Marítima, financiado pelos EUA no quadro do combate ao narcotráfico e crime organizado, estará a funcionar em pleno no mês de Maio.
Segundo a agência noticiosa Inforpress a garantia de António Monteiro foi dada quarta-feira durante a assinatura do Acordo de Doação no Domínio da Segurança Marítima entre Cabo Verde e os EUA, no valor de três milhões de dólares (2,2 milhões de euros).
O montante, além de vincular a segurança marítima, vai também beneficiar vários programas de apoio à luta contra o tráfico de droga, disse à Agência Lusa fonte do Ministério da Defesa cabo-verdiana.
O novo acordo vem reforçar o já existente entre os dois países e que prevê o apoio e assistência técnica naqueles dois domínios, bem como a cooperação inter-agências e a troca permanente de informações, em particular no combate ao narcotráfico em Cabo Verde. Nesse sentido o dinheiro avançado pelos EUA vai permitir a instalação do centro, que contará também com meios marítimos e equipamentos de comunicação e de navegação.
"É a primeira vez que Cabo Verde vai ter um centro desta natureza. Além da Guarda Costeira, englobará também representantes das Forças Armadas, da Polícia Judiciária, da Polícia Marítima e outros organismos que têm competências em matéria de Segurança Marítima", explicou António Monteiro. Paralelamente estão já programadas acções de formação para todos os elementos que vão trabalhar no centro, cujas instalações terão a sede no Instituto Nacional de Protecção Civil, na Cidade da Praia.
Os EUA, através da sua Guarda Costeira, têm efectuado nos últimos anos várias operações conjuntas de patrulha das águas territoriais cabo-verdianas, no quadro de um acordo de cooperação bilateral, que visam desencorajar as actividades ilícitas, nomeadamente o tráfico de estupefacientes, seres humanos ou armas.
Em 2009 as autoridades norte-americanas reforçaram o apoio a Cabo Verde no combate a todos os tipos de tráfico, sobretudo o relacionado com a droga, prometendo intensificá-lo ao longo dos próximos anos.
Já em Fevereiro deste ano os EUA atribuíram 297.000 dólares (294.000 euros) a Cabo Verde para a apoiar a luta contra o tráfico internacional de droga e o crime organizado, devendo, a partir de 2011, começar a receber anualmente cerca de um milhão de dólares (740.000 euros) para ajudar a executar os dois programas.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.