sexta-feira, 12 de março de 2010

HOLANDA:LIDER TRABALHISTA HOLANDÊS, WOUTER BOS DEIXA POLITICA ACTIVA

HAIA-Wouter Bos  acaba de anunciar numa conferência de imprensa, que não será o candidato do Partido Trabalhista(PvdA) nas próximas eleições legislativas holandesas, marcada para o dia 9 de Junho.
O dirigente argumentou que"tem outras responsabilidades, sobretudo como pai de familia".Bos, que liderava o partido social democrata desde 2002, abandona totalmente a arena politica porque tão pouco será candidato a deputado.
Tudo parece indicar que será sucedido tanto na direcção do partido como cabeça de lista nas próximas eleições pelo actual presidente de Câmara de Amsterdão e proeminente figura  do Partido PvdA, Job Cohen.
A demissão de Wouter Bos foi inesperada, até porque o resultado das eleições autárquicas celebrados na semana passado não foram tão dramaticas para o PvdA como se esperava.O Partido continua a ser o primeiro nas principais cidades como Amsterdão,Haia ou Roterdão.
Recorda-se que as eleições legislativas foram convocadas antecipadamente depois da queda do governo de coligação liderado por Jan Peter Balkenende em fevereiro devido a crise provocada pela prolongamento ou nào das tropas holandesas no afeganistão.
Actualmente estão 1940 soldados holandeses no Afeganistão, cuja missão terminará em Agosto.
A NATO pediu o prolongamento da presença destes militares, que se encontram sobretudo na região de Uruzgan, no Sul do país, mas após longas negociações o partido democrata-cristão (CDA) de Balkenende e o Partido Trabalhista (PvDA) do ministro das Finanças Wounter Bos não chegaram a acordo, com os primeiros a defender que a presença no Afeganistão é uma questão de “responsabilidade internacional” e os trabalhistas a pedir o regresso das tropas.
N.SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.