sexta-feira, 12 de março de 2010

HOLANDA:TROCA DA GUARDA NA POLÍTICA HOLANDESA

Choque. Surpresa. Desapontamento. Estas foram algumas das reacções ao anúncio de que o líder do partido trabalhista holandês PvdA está abandonando a política.

Wouter Bos fez seu anúncio poucas horas depois que Camiel Eurlings, visto por muitos como o sucessor natural na liderança da Aliança Democrata Cristã9CDA), também se retirou da vida política.
Homens de família
Bos disse que quer ter mais tempo para sua esposa e três filhos. “Se fosse continuar e me tornar primeiro-ministro, iria perder completamente a oportunidade de ver meus filhos crescerem. E não vale a pena.”
Eurlings anunciou ontem que quer começar uma família. Hoje com 36 anos, disse que não quer ser pai só quando chegar aos 50.
A renúncia dos dois políticos, ao lado da renúncia da líder do Partido Socialista (SP), Agnes Kant, na semana passada, sinaliza uma ‘troca da guarda’ na política holandesa.
Sem mais concessões
Wouter Bos liderava o Partido do Trabalho desde 2002, e nos últimos três anos foi ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro na coligação do governo formada com a Aliança Democrata Cristã e União Cristã.
A coligação nunca foi ‘confortável’ para o PvdA, ou para Wouter Bos, que teve que fazer concessões sobre uma série de temas que eram pontos fundamentais de seu partido – tendo inclusive desistido da investigação sobre o apoio holandês à invasão dos Estados Unidos no Iraque.
No final, Bos causou a queda o gabinete quando recusou-se a fazer concessão sobre a retirada das tropas holandesas do Afeganistão.
Danos
Segundo as pesquisas, o PvdA beneficiou-se com a queda do gabinete, conseguindo limitar suas perdas nas eleições municipais. No entanto, depois de três anos no governo, a imagem de Wouter Bos desgastou-se.
O mesmo pode-se dizer do líder democrata-cristão Jan Peter Balkenende. Com a diferença que para Balkenende este já foi o quarto gabinete em oito anos. Seu partido o reelegeu rapidamente para a liderança nas eleições nacionais em junho, mas muitos dizem que o país está cansado de Balkenende como primeiro-ministro e questionam sua habilidade de liderar um gabinete forte.
Golpe
O jovem Camiel Eurlings teria um papel crucial na mitigação dos danos sofridos por seu partido. Eurlings é dinâmico e carismático. Em contraste com Balkenende. Não se esperava que Eurlings deslanchasse imediatamente, mas sua ausência é um golpe inesperado tanto para Balkenende como para a Aliança Democrata Cristã.
O que não é nada confortável num momento em que a política holandesa passa por um período particularmente turbulento. A ascensão de Geert Wilders com seu partido de extrema-direita, PVV, e a perda de apoio de três dos partidos dominantes – o trabalhista PvdA, o democrata-cristão CDA, e o conservador VVD – virou de ponta cabeça os cálculos para futuras coligações.
Enquanto os cristãos-democratas terão que lidar com Balkenende já ‘gasto’, e o Partido Socialista introduz um líder quase desconhecido, o PvdA volta-se para o prefeito de Amsterdão, Job Cohen uma figura que já tem renome nacional. Sua tarefa será liderar o PvdA na sua primeira vitória numa eleição parlamentar desde 1998.
Job Cohen
Actual prefeito de Amsterdão, Job Cohen será o novo líder do Partido do Trabalho (PvdA). Cohen, de 62 anos, é um politico activo desde 1993, mas ficou realmente conhecido em 1998, quando no cargo de secretário de Justiça teve de aplicar políticas duras para conter o número de pessoas que procuravam asilo na Holanda.
Em 2000, trocou Haia por Amsterdão, onde destacou como prefeito, com altos índices de aprovação. Ele via como sua tarefa ‘manter a união do conjunto’, para garantir a tranquilidade e o respeito ao outro numa cidade tão multi-étnica.
Opositores o culpam de ‘ser brando’ na sua política para com estrangeiros. Cohen também foi destaque na imprensa internacional no dia 10 de abril de 2001, quando realizou o primeiro casamento homossexual na prefeitura de Amsterdão. Em 2003, ele recusou o pedido de seu partido para que se candidatasse a primeiro-ministro nas eleições. Sete anos mais tarde, Cohen parece estar pronto para assumir a liderança do PvdA
RADIO NEDERLAND-Por John Tyler

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.