quarta-feira, 24 de março de 2010

PORTUGAL:EDP INICIA CONSTRUÇÃO DO 3.º MAIOR PARQUE EÓLICO DA AMÉRICA LATINA

O grupo EDP lançou hoje a primeira pedra para construção do terceiro maior parque de energia eólica da América Latina, na região Sul do Brasil, num investimento de cerca de 100 milhões de euros.
O lançamento reuniu dezenas de autoridades, em Tramandaí, cidade litoral com 50.000 habitantes, a 120 quilómetros de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.
A energia eólica tem um papel crescente e fundamental no suprimento energético mundial, e o Brasil está a seguir de forma determinada essa tendência", disse o presidente da EDP no Brasil, António Pita de Abreu.
Ana Maria Fernandes, presidente mundial da EDP Renováveis, salientou que o grupo português é o terceiro maior operador mundial de energia eólica, com cerca de 5.000 MW de capacidade de produção, em oito países. "O facto de sermos os terceiros do mundo diferencia-nos porque cada vez mais é um negócio que exige especialização, conhecimento e alguma ciência mesmo". A executiva sublinhou que, desde 2007, quando a empresa foi criada, a EDP Renováveis cresce a uma taxa superior a 40% ao ano.
Com capacidade de produção de 70 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 200.000 habitantes, o novo parque posicionará o grupo português como um dos maiores operadores de energia eólica no Brasil. O parque terá 31 aerogeradores, com torres de 98 metros e pás de 40 metros, numa altura total de 138 metros, equivalente a um edifício de 50 andares.
A construção do parque, que ocupará uma área de 832 hectares, no litoral da cidade de Tramandaí, deverá criar cerca de 2.000 empregos directos durante as obras, com conclusão prevista para o fim de 2010.
Actualmente o grupo português já opera dois parques eólicos no Estado de Santa Catarina, também na região Sul do país, com capacidade total de produção de 14 MW.
A construção do parque eólico de Tramandaí insere-se no plano de investimentos de cerca de 820 milhões de euros, nos próximos dois anos, no Brasil, com destaque para produção e distribuição de energia.
No Brasil, a EDP controla empresas de distribuição (Bandeirante e Escelsa), de comercialização (Enertrade) e de produção de energia (Energest, Enerpeixe e EDP Lajeado).
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.