quinta-feira, 25 de março de 2010

SAÚDE:Dengue ataca na América Latina

Números dos primeiros meses apontam para o dobro dos casos registados no mesmo período de 2009.
O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, está este ano mais activo na América Latina e os especialistas temem uma epidemia sem precedentes. Segundo o último alerta epidemiológico da Organização Panamericana da Saúde (OPS), já foram assinalados 146 mil casos de dengue no continente, tendo-se registado 79 mortes. No mesmo período de 2009, a organização contabilizara 79 281 casos e 26 vítimas mortais.
O Brasil é um dos países mais afectados. Desde o início de 2010, as autoridades brasileiras detectaram o dobro dos casos registados no mesmo período de 2009 e os media dizem que a doença, que na sua forma hemorrágica já causou a morte a 40 pessoas, está fora de controlo. Segundo os números do Ministério da Saúde brasileiro, referentes ao mês de Fevereiro, já foram registados 108 640 casos. No ano passado, contabilizaram-se, até Março, 51 873 pessoas infectadas. Todas as regiões do país estão a ser atingidas, mas a situação é mais grave nos estados de Goiás - onde já morreram pelo menos 17 pessoas -, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.
Mas não é só o Brasil que está a enfrentar a dengue - que este ano parece ter chegado mais cedo e poderá estragar as férias da Páscoa. Os outros países mais atingidos são Colômbia e Venezuela, mas há registo da doença desde o México à Argentina. Apesar de, em 1972, a dengue ter sido considerada erradicada de 21 países da região, agora está presente em mais de 30, com picos epidémicos cada vez maiores. "Em 2010, prevê-se um ano complicado, em particular por factores ambientais como o fenómeno El Niño", disse à AFP o médico do Panamá Romeo Montoya, da OPS.
É na época das chuvas que se regista normalmente o aumento do número de casos da doença, já que o mosquito se reproduz em áreas com águas paradas. A fumigação é, muitas vezes, uma das melhores formas de prevenção. Isso explica que, em El Salvador, as autoridades tenham instituído uma multa até 8500 euros para quem recuse abrir a porta da sua casa a fumigações preventivas.
A aproximação da semana da Páscoa levou as autoridades regionais a alertar para o aumento do número de infecções, já que esse incremento se registou igualmente noutros anos por ocasião das férias. Em Puerto Vallarta, uma estância de férias no México, as autoridades estão a reforçar as medidas de prevenção - para as quais reservaram este ano mais de 700 milhões de euros.
Na secção Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades Portuguesas (www.secomunidades.pt), os turistas que planeiam deslocar-se ao Brasil são aconselhados a estar atentos ao surto da dengue. E principalmente aos sintomas da doença (que surgem entre 3 e 15 dias depois da picada) como febre, dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo e, em alguns casos, hemorragias. Recomenda-se o uso de roupas que cubram o corpo e repelente de insectos nas áreas expostas.
DN.PT-Por Susana Salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.