terça-feira, 9 de março de 2010

S.TOMÉ E PRINCIPE:Morreu poetisa e figura da luta pela independência Alda Espírito Santo

LUANDA-A poetisa Alda Espírito Santo, figura de primeira linha na luta pela independência são-tomense, morreu hoje em Luanda aos 83 anos, disse à Agência Lusa fonte do Governo de São Tomé e Príncipe.
Remetendo pormenores para depois de uma reunião do Conselho de Ministros, que está a decorrer, a mesma fonte disse apenas que Alda Espírito Santo estava internada numa clínica em Luanda, Angola.
Alda Espírito Santo, também conhecida por Alda Graça, nasceu em São Tomé em 1926 e teve a sua educação em Portugal. Ainda frequentou a Universidade, mas teve que abandonar, em parte devido às suas actividades políticas, mas também por motivos económicos. Sendo uma das mais conhecidas poetizas africanas de língua portuguesa, ocupou alguns cargos de relevo nos governos de São Tome e Príncipe, nomeadamente foi Ministra da Educação e Cultura, Ministra da Informação e Cultura e Deputada. Os seus poemas aparecem nas mais variadas antologias lusófonas, bem como em jornais e revistas de São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Depois de publicar "O Jogral das Ilhas, em 1976, publicou em 1978 "É nosso o solo sagrada da terra", considerado o seu trabalho mais importante.
In Lusa/Sapo.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.