sexta-feira, 12 de março de 2010

UK/CV:Reino Unido investe 28,5 milhões num parque eólico em Cabo Verde

LONDRES-O governo do Reino Unido vai investir em Cabo Verde 26 milhões de libras (28,5 milhões de euros) na construção de um parque eólico capaz de garantir energia a todo o arquipélago, noticia o jornal britânico Daily Telegraph.
O tablóide inglês, na sua edição de quarta-feira, cita o ministro do Desenvolvimento britânico, Gareth Thomas, indicando que o Reino Unido vai financiar a construção no arquipélago de 40 turbinas eólicas capazes de gerar 40 megawatts de electricidade.
O jornal, citado hoje pela generalidade da imprensa cabo-verdiana, adianta que Gareth Thomas revelou a informação numa altura em que o Governo de Londres se prepara para anunciar um pacote de 400 milhões de libras (429 milhões de euros) destinadas a agências europeias para o financiamento de projectos de expansão eléctrica na África sub-saariana.
A Agência Lusa contactou hoje várias fontes governamentais, mas todas afirmaram desconhecer a atribuição do financiamento, admitindo, porém, que houve negociações nesse sentido com Londres.
A África sub-saariana, que engloba 48 países, tem menos electricidade do que a Espanha, pelo que há a vontade de Londres em criar esse fundo, que vai também financiar a construção de um cabo submarino para ligar 13 países do Quénia à Tanzânia, ligando também a Zanzibar.
De acordo com o jornal, Cabo Verde, país com cerca de 500 mil habitantes, residentes numa área de 4.033 quilómetro quadrados, enfrenta uma "dramática necessidade de expandir a sua rede eléctrica de modo a suportar o rápido crescimento da indústria turística".
O Governo de Cabo Verde está a desenvolver um projecto visando a instalação de quatro parques eólicos, que deverão entrar em funcionamento em 2011, em que está envolvida a empresa portuguesa Martifer, que aproveitou uma linha de crédito de 100 milhões de euros do Governo português para construir dois parques fotovoltaicos.
Os quatros parques eólicos, orçados em 84 milhões de dólares (62,2 milhões de euros), serão instalados nas ilhas de São Vicente, Sal e Boavista e terão uma potência de 28 megawatts.
A construção dos parques eólicos e de mais duas centrais fotovoltaicas enquadram-se na estratégia do Governo cabo-verdiano de aumentar a taxa de penetração das energias renováveis no arquipélago dos actuais 2,3% para 25% até 2020.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.