domingo, 25 de abril de 2010

AFRICA DO SUL:Campanha nacional contra Sida: Zuma vai a teste público

PRETÓRIA-O PRESIDENTE sul-africano, Jacob Zuma, e o seu “vice”, Kgalema Motlanthe, vão realizar hoje em público, testes de HIV/SIDA e o respectivo aconselhamento. Os testes serão efectuados no âmbito do lançamento de uma campanha nacional de aconselhamento e testagem do HIV/SIDA.
“Durante o lançamento, os presentes vão ver o Presidente e o Vice-Presidente a submeterem-se a testes sobre Sida em público,” disse Themba Maseko, porta-voz do Governo numa conferência de Imprensa realizada quinta-feira no parlamento, na sequência de uma decisão do Conselho de Ministros. Segundo Maseko alguns ministros farão igualmente parte da operação. Outros membros do Governo sul-africano deslocar-se-ão às províncias do país, onde dirigirão as cerimónias de lançamento da campanha, efectuando também testes sobre o HIV/SIDA, em público.
De acordo com o porta-voz governamental, o objectivo desta iniciativa é encorajar o maior número possível de cidadãos sul-africanos a aderirem à testagem do HIV/SIDA, de forma a informarem-se do seu estado de seropositividade.
Themba Maseko sustentou que se tem notado, em África, que quando os líderes de outros países realizam os seus testes sobre HIV/SIDA em público, muitos cidadãos dessas nações “seguem o exemplo”. “Então, queremos liderar com este exemplo. Acreditamos que esta iniciativa irá encorajar muitos sul-africanos a fazer o teste e conhecer o seu estado de saúde,” disse o porta-voz do Governo sul-africano.
O lançamento, a nível nacional, desta campanha será realizado no Hospital de Natalspruit em Ekurhuleni, Gauteng. A operação estava prevista para começar a 15 deste mês mas foi adiada devido à ausência do Presidente Zuma e do seu “vice” Kgalema Motlanthe que se encontravam em missão de serviço no estrangeiro.
Co-organizado pela província de Gauteng e o município de Ekurhuleni, o lançamento nacional assumirá a forma de uma feira de saúde, onde o aconselhamento e a testagem serão oferecidos, juntamente com o teste de tuberculose, anemia, pressão arterial e análise de açúcar no sangue, de forma gratuita.
De acordo com Maseko a campanha tem em vista testar mais de 15 milhões de pessoas até Junho do próximo ano.
Sapo.mz/Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.