sexta-feira, 30 de abril de 2010

ANGOLA:China ultrapassa EUA como principal comprador de diamantes

LUANDA-A China é hoje o maior comprador de diamantes angolanos, ao ultrapassar os EUA, que lideraram o mercado até ao ano passado, informa a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA).
A informação foi divulgada pelo director de geologia da ENDIAMA, Miguel Paulino, durante uma palestra organizada pelo Ministério da Geologia e Minas e Indústria com o tema "A situação actual dos projectos diamantíferos e perspectivas".
Segundo Miguel Paulino, entre 2006 e 2008 as vendas para o mercado norte-americano subiram de 35 para 55%.
Em 2009, devido à crise económica e financeira que afectou a economia norte-americana, os EUA adquiriram apenas 3% dos diamantes produzidos em Angola.
De acordo com o director, em finais de 2009, das 12 jazidas secundárias existentes numa superfície de 12.000 quilómetros quadrados, só oito estavam em funcionamento. Devido à crise, duas das oito jazidas foram encerradas e cinco estão suspensas, consequentemente a quebra de produção atingiu os 32% em 2009.
Relativamente às jazidas primárias, Miguel Paulino disse que as três existentes, nomeadamente Catoca, Lwó, e Camuto, estão em fase de exploração. A mina de Catoca, situada na província da Lunda-Sul, é a quarta maior do mundo, que em média extrai anualmente cerca de 500 milhões de dólares em diamantes, mas em 2009 este valor ficou pouco acima dos 430 milhões devido à crise.
Ainda em finais do ano passado o sector mineiro dispunha de 45 projectos de prospecção de depósito primário de diamantes, ocupando uma área de 107.000 quilómetros quadrados.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.