quinta-feira, 29 de abril de 2010

Bélgica aprova projeto de lei para banir uso público de véu islâmico

Legislação foi aprovada com facilidade na câmara baixa e vai ao Senado.Ela deve criminalizar vestes que cubram total ou parcialmente o rosto.
A câmara baixa do Parlaento da Bélgica aprovou nesta quinta-feira (29) um projeto de lei que bane o uso do véu islâmico em público. Com isso, a Bélgica pode se tornar o primeiro país a tornar o uso do véu uma ofensa criminal.
A medida teve 136 votoas a favor, contra duas abstenções.
O projeto de lei bane qualquer vestimenta que cubra total ou parcialmente a lei. Ele também é aplicável a manifestantes de rua que tentem esconder seus rostos.
Salma, uma muçulmana francesa de 22 anos que vive na Bélgica, dá entrevista em frente ao Parlamento da Bélgica. Ela usa o véu islâmico por opção. (Foto: AFP)
O projeto precisa passar pelo Senado, o que deve ocorrer em alguns meses.
No entando, a queda do gabinete belga, ocorrida na semana passada, pode atrasar o processo, porque o Parlamento vai ser dissolvido.
A França, que tem a maior população muçulmana da Europa, também caminha para tomar medida semelhante. Projeto de lei deve ser examinado em maio.
Na Bélgica, o projeto de lei foi proposto pelos liberais francófonos. Eles argumentaram que os rostos cobertos podem ser um risco de segurança e que o véu é uma "prisão ambulante".
GLOBO.COM(G1)/Da AFP, em Bruxelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.