quinta-feira, 29 de abril de 2010

CV DIÁSPORA PORTUGAL:Voo inaugural: TACV liga Lisboa a São Vicente

LISBOA-Depois do Sal, Praia e Boa Vista, chega agora a vez da ilha de São Vicente receber também voos internacionais regulares.
O voo inaugural dos TACV, Lisboa - São Vicente, irá partir ao início da tarde de amanhã, sexta-feira, pelas 14h40, e tem chegada prevista para as 17h00, hora de Lisboa.
Depois de ter estado previsto para o Verão de 2009, com escala no Funchal, na Madeira, o voo semanal é uma resposta, segundo Mário Almeida, delegado da companhia aérea, em Lisboa,"ao desenvolvimento do turismo e ao mesmo tempo servir as populações das ilhas do barlavento, São Vicente, Santo Antão e São Nicolau e os emigrantes residentes em Portugal."
Até o mês de Julho, a saída de Lisboa será às 14h40, passando depois para as 08h00, de forma a permitir a ligação com o ferry-boat para Santo Antão. Para além do enorme salto qualitativo nas ligações entre estas duas ilhas, o voo irá facilitar a chegada de turistas a Santo Antão, um dos destinos com maior potencial, mas sem aeroporto em funcionamento.
Para já, e de acordo com Mário Almeida, a taxa de ocupação do primeiro voo - cerca de 90% - confirma as boas perspectivas, "a que se junta uma previsão de 84% até o mês de Agosto, o pico da época alta, e que se traduz numa reserva de 2771 passageiros."
Outra das novidades é a possibilidade do voo passar a ter uma frequência bi-semanal, à semelhança dos voos para a Praia e para o Sal.
Quem olha com bons olhos esta nova linha directa para São Vicente são os operadores turísticos, como a Soltrópico, responsável pela maior parte dos turistas portugueses que chegam às ilhas."Somos parceiros, e para este voo regular reservaram cerca de 40 lugares; também estamos em contacto com outros que querem levar turistas para a ilha de Santo Antão."
A delegação de Lisboa é uma das mais importantes da companhia aérea cabo-verdiana, com Portugal a revelar-se um mercado em franco crescimento, tornando-se já o primeiro emissor de turistas para as ilhas, à frente da Itália. "Em termos étnicos, já é comparável à de Boston, nos Estados Unidos, representando entre 30 a 35% do total dos TACV."
"Outra das possibilidades que se abrem", diz Almeida, "são os mercados de França, Itália e Holanda, que costumam enviar turistas para estas ilhas durante o Inverno, substituindo, assim, o tráfego étnico, que nesta altura é menor."
Depois de Lisboa, outros mercados estão na mira dos TACV, numa estratégia de expansão. "Vamos ter voos também a partir de Nice, depois de 2 de Junho, e Madrid (Madrid-Boa Vista-Sal-Madrid), a partir de 5 de Julho, directamente para Cabo Verde."
"A estratégia é expandir", conclui Mário Almeida, "pensando no turismo e ao mesmo tempo servir as comunidades cabo-verdianas."
SAPO.CV-POR JOAQUIM ARENA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.