domingo, 25 de abril de 2010

CV(ASEMANA):GOVERNADORA DO CANADÁ DANÇOU COLÁ SAN JON E DISSE ATÉ BREVE

      Governadora do Canadá Michaelle Jean

A visita da governadora do Canadá não podia terminar melhor. Michaelle Jean não resistiu ao ritmo do “Colá San Jon” e dançou como uma boa crioula. Na hora de se despedir disse que ficou encantada com a simpatia dos cabo-verdianos e, num português arranhado, deu um “até breve, até a próxima vez”. Michaelle Jean participou do debate sobre a gravidez precoce e a inclusão social, no centro comunitário do Morro Curral, em Espargos. Depois de ouvir testemunhos de jovens pais e opiniões de responsáveis de instituições que lidam com o adolescente, a juventude e com a defesa da equidade do género, a governadora canadense foi agraciada com um espectáculo ao vivo com grupos musicais e de dança.

Enquanto os adolescentes dançavam o mazurka e o funaná, Michaelle não resistia ao ritmo quente. Mexia os ombros, batia palmas, até que um dos bailarinos tomou coragem a tirou para dançar. A governadora aceitou e entrou para o meio da pista de terra batida, bem à dança tradicional cabo-verdiana. Até porque, na noite anterior já tinha experimentado uns gingados crioulos.
A chefe do estado dançou e bem, acompanhou todos os passos e até se “atreveu” a balançar as ancas quando canadense a som ficou mais agitado. No final da dança, agradeceu e disse que já se considera uma verdadeira crioula. Aliás uma opinião partilhada com o presidente da República, Pedro Pires: “Fiquei impressionada com a crioulidade e a espontaneidade dela. Trata-se de uma visita que vai repetir com certeza”.
Na hora de ir embora, disse que “foi extraordinário em tão pouco conhecer este país maravilhoso, rico culturalmente, com um lindo recurso, que são as mulheres e os jovens”. Subindo as escadas, satisfeita com a hospitalidade dos cabo-verdianos, disse num português arranhado, um “até breve, até a próxima vez”.
ASEMANA.CV-(SF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.