sexta-feira, 30 de abril de 2010

CV(INFORPRESS):Daniela Mercury e Roberta de Sá actuam em Junho na capital cabo-verdiana

PRAIA-As brasileiras Daniela Mercury e Sandra de Sá e o cabo-verdiano Tito Paris actuam, a 3 de Junho, na Gamboa, Cidade da Praia, numa gala musical, enquadrada na cerimónia de entrega oficial pela Unesco do Diploma da Cidade Velha - Património Mundial.
A entrega do diploma, presidida pelo ministro da Cultura do Brasil, acontece a 2 de Junho, no Convento de S. Francisco, na Cidade Velha, e insere-se no programa de actividades para as comemorações dos 550 anos da Descoberta de Cabo Verde e do 35º aniversário da Independência Nacional.
O programa de comemoração, que se assinala sob o lema “Cabo Verde – Nação Vencedora” foi dada ontem à estampa pela presidente da Comissão Executiva da Organização das festas e ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura, Fernanda Marques.
Segundo a governante, o momento alto das comemorações desta efeméride acontece, a 1 de Maio, reportando a mesma data em que 1460 uma flotilha de duas caravelas comandadas por António de Noli e Fernão Gomes, chegaram à ilha de Santiago.

Acto solene, espectáculo “Cidade Velha: Berço da Mestiçagem” com participação de 300 jovens, eucaristia em homenagem aos 550 anos da Descoberta e actuação da banda militar são algumas das actividades para o dia.
Do programa central de actividades alusivas às duas datas consta ainda, de 21 a 29 de Maio a comemoração do Dia da África, com exposição-feira de artesanato confeccionados por imigrantes africanos em Cabo Verde, noite cultural, lançamento da obra “Tarrafal de Chão Bom: Memorias e Verdades”, palestra “Migração e Desenvolvimento e festival de música e dança tradicional cabo-verdianas.
No dia 31 de Maio a 2 de Junho, o Convento de S. Francisco na Cidade Velha acolhe o Simpósio Internacional “Cidade Velha e a Cultura Afro-mundo: O Futuro do Passado”.
Para Junho, além da cerimónia de entrega do Diploma da Cidade Velha Património da Humanidade, no dia 12 inaugura-se, na Vila de Sal Rei, da obra de restauro do edifício da Ex-Alfândega da Boa Vista, transformada em Casa da Cultura, bem como o espectáculo de hip hop “Meia Lua” com participação de artistas brasileiros e franceses, a ter lugar na Assembleia Nacional.

Inauguração das obras de restauro da Capela de Trindade e da Casa do Morgado e Museu de Tabanca de Chã de Tanque (Santa Catarina), Feira de Turismo na Cidade Velha, são outras das actividades programadas para o mês de Junho.
As actividades para o mês de Julho iniciam-se, no dia 3, com acrobacia e dança chinesa, prosseguindo com cerimónia de juramento de bandeira da 1ª Corporação de Recrutas de 2010, exercício conjunto e combinado (desembarque naval) na ilha do Maio com navio de guerra cabo-verdiano e francês e gala Cantar Cabo Verde são actividades que vão anteceder as cerimónia oficias do Dia da Independência Nacional, no dia 5 de Julho.
Do programa para o dia 5 constam uma sessão comemorativa especial da Assembleia Nacional, grande desfile de Morabeza, entre outras actividades.
Da restante programação, que culmina a 7 de Julho, consta, segundo os organizadores, a grande feira do livro luso - cabo-verdiano, e a gala cantar Cabo Verde, a acontecer no Mindelo, assim como a inauguração da obra de restauro da Capitania Velha – Réplica da Torre de Belém.
(ZS)-Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.