quarta-feira, 28 de abril de 2010

CV(INFORPRESS):Proposta de elevação de Coculi à categoria de vila foi chumbada no Parlamento

PRAIA-A proposta da elevação da localidade de Coculi, na ilha de Santo Antão, à categoria de vila, foi chumbada hoje no Parlamento com os votos de abstenção dos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – situação).
O diploma apresentado pelo Movimento para a Democracia (MpD -oposição) mereceu votos favoráveis dos seus deputados e dos dois deputados da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID).
Segundo Francisco Dias, deputado do MpD para o círculo eleitoral de Ribeira Grande de Santo Antão, a população de Coculi merecia que a sua localidade fosse elevada à categoria de vila.
“O grupo parlamentar do MpD votou a favor do diploma porque tem respeito pelo povo de Coculi e o nossos voto é a favor das pessoas e não a favor dos partidos e, elevando essa povoação à categoria de vila seria um passo grande para o desenvolvimento económico, social e cultural da localidade”, enalteceu Francisco Dias, na sua declaração de voto.
Por seu turno, António Monteiro, deputado da UCID, explicou que o seu partido votou a favor porque “ entendemos que a elevação de qualquer localidade a um patamar administrativo superior é sempre motivo de orgulho para gentes dessas mesmas localidades”.
Rui Semedo, líder parlamentar da bancada do PAICV, justifica que o seu partido absteve-se na votação porque quer que a elevação das outras povoações com condições aconteça ao mesmo tempo.
“O grupo parlamentar do PAICV é favorável à criação desta vila, mas somos de opinião que devemos, num processo mais abrangente, reapreciar outros povoados, como Ribeira das Pratas em Porto Novo, Achada Monte em São Miguel, Calheta do Maio, Ribeira da Barca em Santa Catarina, Cancelo em Santa Cruz, Furna na Brava, e outros, antes de decidir duma só vez pelas criações das vilas, para teremos vilas diferenciados”, explicou.
Na terça-feira havia sido chumbado também o projecto de lei, proposto pelo MpD, que pedia a elevação de Chã de Igreja (Santo Antão) à categoria de vila.
Sapo.cv/Inforpress/DR/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.