segunda-feira, 26 de abril de 2010

CV(LIBERAL):ISAURA GOMES É “RAINHA” ENTRE AUTARCAS CABO-VERDIANOS

MINDELO-A Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente, Isaura Gomes, é a autarca cabo-verdiana com maior notoriedade junto dos munícipes (97,2%), ultrapassando inclusive a média nacional, segundo um estudo da Afrosondagem realizado em Dezembro último e que Liberal teve acesso.

“Cerca de 97% dos são vicentinos sabem quem é o Presidente do seu município. Este valor situa-se acima da média nacional que é de 94%”, diz o estudo que acrescenta que menos de metade dos munícipes (43%) consegue identificar correctamente o nome de um dos vereadores, apesar de esse valor ser superior à média nacional em quatro pontos percentuais.
Os resultados indicam claramente que, independentemente do estrato, existe um conhecimento elevado sobre quem é o presidente. Não se nota nenhuma diferença em termos de sexo, no entanto, os idosos e os indivíduos sem nenhuma instrução parecem saber numa proporção ligeiramente inferior quem é o presidente.
António Monteiro é o vereador mais conhecido em S. Vicente, sendo citado correctamente por cerca de 21% dos entrevistados, seguido a uma distância considerável por Benvindo Cruz (9%), Augusto César (5%) e João do Carmo (4%). Os demais vereadores tiveram citações pouco expressivas.
O presente estudo faz parte de um barómetro que a Afrosondagem pretende realizar semestralmente para avaliar a percepção dos munícipes cabo-verdianos relativamente aos seus executivos camarários.
Foram realizadas 250 entrevistas a indivíduos em idade de voto, no seio de agregados familiares em todo o concelho de S. Vicente e 60% das entrevistas foram realizadas junto de indivíduos do sexo feminino, contra 40% dos homens.
Mais de metade dos entrevistados (54%) é constituída por jovens com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos. Os indivíduos mais idosos, isto é, com idade acima dos 55 anos, representam cerca de 15% do total.
LIBERAL.SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.