sexta-feira, 30 de abril de 2010

HOLANDA:30 DE ABRIL DIA DA RAINHA

 FOTO:Dia 30 de abril de 2010
HAIA-Beatrix Wilhelmina Armgard van Oranje Nassau. Desde 1980 a rainha e símbolo da Holanda. A rainha Beatrix está acima de todos os partidos e une todo o povo holandês como chefe de Estado. “Ao aceitar o cargo, jurei carregar o respeito pela nação.”
Não foi fácil no começo. Tanto o seu casamento, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial, com o alemão Claus (em 1966), como a sua posse como rainha – há exatamente 30 anos – causaram tumulto que foi ouvido muito além das fronteiras do país.
FOTO:Dia 30 de abril de 2010
Sem casa, sem coroação
Em 30 de abril de 1980 Beatrix fez seu voto como chefe de Estado, enquanto uma demonstração de ‘krakers’ gritava “sem casa, sem coroação”. Isso não mudou em nada sua convicção de reinar de maneira diferente de suas antecessoras.
Desde o início ficou claro que a nova rainha não tinha a característica ‘caseira’ que marcou o reinado de sua mãe, Juliana. Ela impôs, com seu estilo profissional, uma maior distância entre a monarquia e o povo. De acordo com ela, tem que ser assim, e assim continua sendo.
Beatrix queria ser endereçada como ‘majestade’ e não como ‘senhora’, como sua mãe. Ela selecionou os melhores conselheiros, tomando por base suas especialidades e não os vínculos de amizade. O desfile do Dia da Rainha no palácio Soesdijk, para ela muito folclórico, foi abolido e outras tradições foram valorizadas.
FOTO:Dia 30 de abril de 2010
Perfeição
A rainha também sempre  envolveu-se muito em questões substanciais. Visitas de Estado são preparadas até a perfeição, e nelas ela gosta de tratar de temas que vão muito além das cortesias. Isso fez com que, ao longo dos anos, ela conquistasse uma excelente reputação de ‘embaixadora’ da Holanda.
Mais que suas antecessoras, a rainha Beatrix sempre se manteve rigorosamente dentro dos limites constitucionais e elevou a imparcialidade a um nível profissional. Jamais alguém a viu defendendo uma posição pacifista, por exemplo, pelo qual sua mãe era famosa. Mas dentro de seus próprios limites, fez algumas inovações importantes.
A monarquia hereditária, por exemplo, foi fundamentalmente alterada, com absoluta igualdade de homens e mulheres ao trono. Amália, a filha mais velha do príncipe herdeiro Willem-Alexander, será a herdeira do trono mesmo que algum dia tenha um irmão.
FOTO:Dia 30 de abril de 2010
Rédeas mais soltas
A principal mudança é que a rainha Beatrix, que é conhecida por seu reinado rígido, soltou as rédeas no que diz respeito ao casamento de seus três filhos. Nenhum deles se casou com mulheres de monarquias estrangeiras. A casa real também  tornou-se mais ‘nacional’. Dos sete filhos de Beatrix e de sua irmã, princesa Margriet, apenas um é casado com uma estrangeira: o príncipe herdeiro Willem-Alexander, casado com a argentina Máxima Zorreguieta.
Quando no futuro Willem-Alexander, que é protestante, assumir o trono, Máxima se sentará a seu lado como rainha católica. Isso também é novo e mostra que Beatrix não é dogmática.
Penteado real
Devido à sua postura profissional e à distância cuidadosamente criada entre monarquia e povo, Beatrix permanece como figura impecável. Chega a ser chato. Por isso o povo comenta sobre as poucas coisas que ‘escapam’ a esta perfeição. Como o cabelo, sempre no lugar, que uma única vez se despenteou. Foi em 1999 quando a rainha estava em Curaçao para manifestar solidariedade às vítimas do furacão Lenny.
Quando Beatrix demonstra emoção, como após o grande incêndio na cidade de Enschede ou após o ataque ocorrido no Dia da Rainha de 2009, isso é muito apreciado. Mesmo se portando sempre de maneira imparcial, é justamente nos poucos momentos em que deixa transparecer suas emoções que Beatrix se torna realmente um fator de união nacional.
RNW-Por Conny van den Bor
FOTOS-AD/ANP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.