terça-feira, 27 de abril de 2010

HOLANDA:ANNE FRANK AINDA EMOCIONA

AMSTERDÃO-Todos os anos, um milhão de pessoas passam pela Casa de Anne Frank, no coração de Amesterdão. No dia 3 de Maio completam-se precisamente 50 anos da abertura do museu no local que serviu de esconderijo para a família Frank. ‘O Diário de Anne Frank’ é até hoje um dos livros mais lidos no mundo.
“Anne Frank talvez seja o livro mais marcante de minha juventude”, diz a brasileira Netty Assunção, de 47 anos, via Twitter, respondendo à pergunta: o que Anne Frank significa para você?
Outras reacções do Brasil foram “Luz”, segundo Vivian Faertes, de 46 anos. Mas Marcelo Guerra, de 37 anos, pergunta: “Quem é Anne Frank?” e Milton Ribeiro, de 52 anos, tem uma reacção curta: “Filmes ruins”, referindo-se aos diversos filmes realizados sobre a vida de Anne Frank.

Estrelas de cinema
Em países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos, muitas crianças cresceram com histórias sobre Anne Frank. “Quando criança, fiquei muito impressionada com o diário e a história de Anne Frank”, escreve Jacquie E., do Canadá. “Vinte anos atrás, quando fui a Amesterdão, fui até o Museu Casa de Anne Frank. Fiquei tão emocionada quando vi as fotos de estrelas de cinema que ainda estão coladas na parede. Achei tão inspirador que pus o nome de minha filha, Rachel Anne, em homenagem a ela.”
Ingrid, da Guatemala, conta que assistiu a uma representação teatral da história de Anne Frank. “Fascinante e muito importante. O livro em espanhol é conhecido e lido por muitos guatemaltecos.” Nas escolas britânicas, Anne Frank também é tema de peças de teatro. Os irlandeses se identificam com Anne Frank, diz Carlo K., porque “irlandeses se interessam por países que foram dominados por outros países”.

Menos conhecida no Oriente
Mas a fama de Anne Frank não tão grande em toda parte. Os chineses, por exemplo, não conhecem muito bem sua história. Só nos últimos dez anos começaram a ser publicados livros sobre ela em chinês.
Na Índia ela também não é muito conhecida, escreve Bart G.R. via Facebook: “Estranho, mas é verdade: nunca vi o ‘Diário de Anne Frank’ aqui na Índia, mas, para minha surpresa, vejo um outro livro com frequência:’Mein Kampf’, de Adolf Hitler”, conta o holandês residente naquele país.
Os diários de Anne Frank foram traduzidos para o tailandês, informa Camille L. da Tailândia, “mas temo que poucos livros tenham sido vendidos, uma vez que não é uma versão em quadrinhos”.
Símbolo
Mas o que ainda predomina nas reacções é a ideia de que Anne Frank é especial para muitas pessoas, um símbolo. “Amor à vida!” (Ricardo Penachi, 49, Brasil); “Usurpação da liberdade” (Luis Henrique Brandão, 44, Brasil); “Para mim, ela significa um sentimento de tristeza, solidariedade e impotência” (Regina Colon, 22, Brasil). Para Elena G., da Espanha, Anne Frank é um símbolo de paz, amor e liberdade.
Jacquie, do Canadá, espera poder visitar a Casa de Anne Frank novamente neste verão e acha que, mais uma vez, vai derramar lágrimas. “Às vezes é difícil concordar com ela. Apesar de tudo, ela acreditava que o ser humano é bom. Espero que ela esteja certa.”
A história
Aos 13 anos, a menina judia Anne Frank foi obrigada a se esconder com sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Em seus diários, Anne descreveu sobre seu dia-a-dia, os medos e frustrações, mas também sobre os acontecimentos felizes. Depois de dois anos vivendo escondida, em 4 de agosto de 1944 a família Frank foi traída, delatada aos nazistas e levada para campos de concentração. Apenas o pai, Otto Frank, sobreviveu. Mais tarde, ele decidiu publicar os diários de sua filha. ‘Het Achterhuis’ (‘A casa de trás’, título original do livro em holandês) foi publicado pela primeira vez em 1947. desde então, foi traduzido para muitos idiomas e transformado em peças de teatro e filmes. O endereço onde a família se escondeu, no Prinsengracht, em Amsterdã, foi salvo da demolição nos anos 1950, e em 3 de maio de 1960 Otto Frank inaugurou ali o Museu Casa de Anne Frank. A partir desta semana, o museu estará expondo também os diários originais.
RNW-POR PHILIP  SMET

4 comentários:

  1. Anne Frank é sem dúvida um exemplo para todos nós !
    A sua história emociona, é sem dúvida uma lição de vida para todos nós !
    Desde que conheci a sua história a minha maneira de ver a vida mudou radicalmente !
    ANNE FRANK PARA SEMPRE (LL)

    ResponderEliminar
  2. Anne Frank é sem dúvida um exemplo para todos nós !
    A sua história emociona, é sem dúvida uma lição de vida para todos nós !
    Desde que conheci a sua história a minha maneira de ver a vida mudou radicalmente !
    ANNE FRANK PARA SEMPRE (LL)

    ResponderEliminar
  3. lola_rincon_perfekt@hotmail.com28 de novembro de 2010 às 15:15

    meu nome é Laryssa,sou estudante,e quero te dizer que adorei o seu blogger,eu fiquei surpresa quando vi a história de Anne Frank,pois ela teve a infância muito triste por causa das guerras, mas a história dela é muito interessante. O modo em que você escreveu passa para as pessoas a sensação de estar dentro da história!

    ResponderEliminar
  4. Li a história de Anne quando tinha treze anos, hoje tenho 25 anos e me lembro de cada detalhe descrito em seu diário, me emocionei muito na época e me emociono até hoje ao lembrar de sua comovente história, a maneira que ela descrevia a própria vida com uma incandecênte luz no meio da escuridão, realmente ela foi e é um belo exemplo de vida, e com certeza vou contar a história dela ao meu filho que hoje tem 5 anos!!!

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.