quinta-feira, 29 de abril de 2010

UE:Grécia vai entrar em incumprimento, Portugal pode ser o próximo, diz economista de Harvard

BRUXELAS-A Grécia vai entrar em incumprimento e outros países da Zona Euro podem seguir-se, provavelmente Portugal, afirma o economista da Universidade de Harvard e ex-conselheiro económico do presidente Ronald Reagan, Martin Feldstein.
Em entrevista à Bloomberg, Martin Feldstein, que já afirma há duas décadas que o euro se iria provar um "problema económico", voltou a deitar "achas para a fogueira" e juntou a sua voz à do ex-economista chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) Simon Johnson e dos muitos que preconizam a queda da Grécia e de Portugal.
"A Grécia vai entrar em incumprimento apesar de todas as negociações, apesar do apoio financeiro", diz Feldstein. O académico de Harvard considera que outros países da Zona Euro podem vir a seguir o exemplo da Grécia e entrar em incumprimento, com Portugal à cabeça.
"Outros países podem ser capazes de lidar melhor com os seus problemas orçamentais", diz, considerando no entanto que "Portugal vai ter grandes dificuldades em fazê-lo".
O académico de Harvard sublinha ainda que Portugal enfrenta como principais problemas o fraco crescimento e o elevado défice e dívida pública.
Martin Feldstein deixa ainda mais avisos: a moeda única está "subavaliada" e o rácio da dívida pública dos EUA poderá "facilmente" ultrapassar os 100% do Produto Interno Bruto (PIB).
Neste sentido Feldstein recomenda ao presidente norte-americano, Barack Obama, que corte nas despesas discricionárias que não sejam de carácter militar e que restrinja os cortes nos impostos.
Martin Feldstein é economista na Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo, e presidente honorário e ex-presidente executivo do instituto de estatística económica dos EUA (National Bureau of Economic Research - NBER), tendo ainda sido conselheiro económico do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.