sábado, 24 de abril de 2010

VATICANO:Igreja Católica deve dizer que não tem nada a esconder, diz porta-voz

Igreja Católica, ensombrada pelos escândalos de pedofilia, deve estar "na posição de dizer que não tem nada a esconder", declarou hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
"É hora da verdade, da transparência e da credibilidade", afirmou o porta-voz do Vaticano, durante um evento sobre a comunicação na era digital, organizada pela Igreja Católica.
"O segredo e a discrição não são valores que fazem um favor à maioria. Devemos estar na posição de dizer que não temos nada a esconder", afirmou, citado pelas agências de notícias italianas.
Ainda esta semana o Papa Bento XVI aceitou a renúncia de bispos envolvidos em casos de pedofilia.
O belga Roger Vangheluwe reconheceu ter abusado de um menor, sendo o primeiro bispo a renunciar por ter cometido abusos sexuais contra menores desde a onda de escândalos que sacudiu a Igreja na Europa e na América desde novembro.
James Moriarty foi o quarto bispo a apresentar demissão depois dos escândalos na Irlanda.
Importantes dirigentes da Igreja são acusados de ter protegido sacerdotes que supostamente cometeram abusos sexuais, enviando-os a outras paróquias ao invés de entregá-los à Justiça.
A suposta vítima de um padre acusado de ter abusado de quase 200 crianças em uma escola de surdo-mudos de Wisconsin (Estados Unidos) levantouna quinta-feira uma acção contra o Vaticano e o Papa para pedir a publicação dos autos secretos sobre as investigações internas da Igreja Católica sobre os casos de pedofilia.
Sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.