segunda-feira, 24 de maio de 2010

CV:Desemprego, transportes e comunicação social centram sessão parlamentar em Cabo Verde

PRAIA-O desemprego, nomeadamente a nova forma de cálculo da respectiva taxa, transportes e comunicação social centram a sessão de Maio do Parlamento cabo-verdiano, que hoje se inicia na Cidade da Praia.
Fonte parlamentar disse à Agência Lusa que o "prato forte" serão as perguntas que a oposição, liderada pelo Movimento para a Democracia (MpD, 29 dos 72 deputados), vai colocar ao governo, sobretudo no que diz respeito à polémica desencadeada com a nova fórmula de cálculo da taxa de desemprego.
Há cerca de semana e meia, o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde anunciou que os novos critérios adoptados para estabelecer a taxa de desemprego no arquipélago apontam para que 13,1% da população activa está desempregada.
No entanto, o INE admitiu que, se se mantivessem os mesmos critérios, a taxa de desemprego se situaria nos 20,9%.
Os novos critérios foram de imediato contestados pelo MpD que, lembrando o ano pré-eleitoral (há eleições legislativas em Janeiro de 2011), pediu a presença no Parlamento do presidente do INE, António dos Reis Duarte, para prestar esclarecimentos.
"A taxa de desemprego é de 20,9% e nós questionamos o porquê de agora se mudar a metodologia e também o porquê da utilização de alguns critérios e não outros", afirmou q1uinta feira o líder parlamentar do MpD.
Fernando Elísio Freire criticou também o executivo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, 41 parlamentares), reivindicando que os números do desemprego se devem a "falhas grosseiras na política económica" do governo de José Maria Neves, extensíveis também à questão dos transportes no arquipélago.'
"A actual situação é extremamente caótica. Os transportes marítimos (inter-ilhas) são irregulares, deficientes e caros", exemplificou, dando também relevo à aparente crise económica que se vive nos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV).
Por seu lado, Rui Semedo, líder parlamentar do PAICV, desdramatizou, quinta-feira também, a questão do desemprego, defendendo que o seu partido "confia" nos números do INE.
"Se fosse pela metodologia antiga seria de 20,9%. Mas, com a nova, é de 13,1%. É simples", afirmou Rui Semedo, admitindo, porém, que o desemprego tem vindo a aumentar no país, algo justificado pela crise internacional que, no seu entender, afecta também Cabo Verde.
Para a sessão plenária está ainda agendado o pacote legislativo relativo à comunicação social (votação final global) e a nova legislação sobre a execução da política criminal.
Além do PAICV e do MpD, que juntos somam 70 parlamentares, a Assembleia Nacional (AN) de Cabo Verde conta ainda com dois deputados da União Cabo-Verdiana da Independência Democrática (UCID).
OJE/Lusa-
http://oje.sapo.cv/noticias/economia/desemprego-transportes-e-comunicacao-social-centram-sessao-parlamentar-em-cabo-verde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.