quinta-feira, 20 de maio de 2010

CV:PM de Cabo Verde propõe criação da Aliança das Cidades Capitais da CEDEAO

PRAIA-O primeiro-ministro de Cabo Verde propôs a criação da Aliança das Cidades Capitais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com o objectivo de dinamizar as relações entre as 15 urbes.
A proposta de José Maria Neves foi apresentada na sessão solene do Dia do Município da Cidade da Praia, que hoje se celebra com feriado na capital, argumentando que a aliança permitirá estimular as trocas económicas e culturais entre as cidades, empresas, universidades e cidadãos oeste-africanos.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, citado pela agência noticiosa cabo-verdiana Inforpress, disse ser necessário analisar o papel dos municípios no quadro da inserção de Cabo Verde na CEDEAO, já que, no seu entender, "há imensas potencialidades por explorar no quadro da internacionalização das cidades cabo-verdianas".
A título de exemplo, José Maria Neves destacou a dimensão do Festival Internacional das Artes Negras, que se realiza em Dezembro próximo no Senegal, bem como as Feiras Internacionais de Artesanato de Ouagadogou (Burkina Faso).
"Sei que a Cidade da Praia está geminada com Dacar e a Ribeira Grande de Santiago com Gorée (diante da capital senegalesa)", sublinhou, lembrando que as ilhas africanas fazem parte das rotas dos escravos e que, como tal, "são espaços de liberdade, de tolerância e de diálogo entre as culturas e nações".
"África precisa do contributo destas ilhas e nós precisamos ter, cada vez mais, África dentro de nós", defende José Maria Neves.
Cabo Verde e Guiné-Bissau são dois dos 15 Estados-membros da CEDEAO, criada em Maio de 1975 e que integra também o Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.