sábado, 29 de maio de 2010

CV(RTC):Contribuir para decisões políticas acertadas é o que se espera do IAO

CV(RTC):Contribuir para decisões políticas acertadas é o que se espera do IAO
PRAIA-Tolentino explicou que o IAO é uma instituição independente e completamente novo na sua configuração e que irá contribuir com estudos e ideias para a compreensão das dinâmicas de integração regional da África Ocidental.
Contribuir para a produção de conhecimento na sub-região e apoiar os decisores no processo de desenvolvimento dos países é o que se espera do Instituto da África Ocidental (IAO) inaugurado, ontem (29), na Praia, conforme o Director Interino, o diplomata cabo-verdiano, Corsino Tolentino.
Tolentino explicou que o IAO é uma instituição independente e completamente novo na sua configuração e que irá contribuir com estudos e ideias para a compreensão das dinâmicas de integração regional da África Ocidental.
O Director Interino, também adiantou que a criação do instituto, decorre da constatação de instituições de pesquisa da sub-região, de existência de um défice de conhecimento da realidade, o que constitui um grande travão ao desenvolvimento.
"Por isso, com outros parceiros, aceitamos o desafio de criar o IAO, que vai formar, investigar e proceder a uma comunicação sistemática sobre a relação entre a investigação e o conhecimento e a boa tomada de decisão", justificou.
A inauguração oficial do instituto que tem como parceiros, a União Económica e Monetária Oeste-Africana, a UNESCO, o Ecobank e o Governo de Cabo Verde, está prevista para setembro, altura em que estarão constituídos os órgãos de gestão. Uma conferência internacional e a definição do plano de ação devem acontecer no próximo ano.
A instalação do secretariado do IAO, criado por Cabo Verde, Guiné-Bissau, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo e que provisoriamente, vai funcionar na Casa das Nações Unidas, aconteceu no Dia da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
RTC.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.