quinta-feira, 27 de maio de 2010

CV/UE:Cabo Verde pondera acordo aéreo com a UE

 PRAIA-O governo de Cabo Verde deverá, em breve, assinar um "acordo aéreo horizontal" com a União Europeia (UE), primeiro passo de um processo que levará a uma política de "céus abertos" à navegação aérea com os "27".
A iniciativa foi anunciada segunda-feira no Parlamento pelo ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações de Cabo Verde, Manuel Inocêncio de Sousa, ao ser interpelado sobre a política de transporte e circulação de pessoas e bens.
Inocêncio de Sousa, que não adiantou mais informações sobre o acordo, sublinhou que o Estado, através da assinatura de quatro "pacotes", abriu o espaço aéreo cabo-verdiano às companhias dos principais países europeus precursores do turismo para o arquipélago.
"De uma situação em que as ligações aéreas intercontinentais de Cabo Verde eram garantidas só a partir da ilha do Sal, exclusivamente por duas companhias aéreas, para três ou quatro capitais europeias, temos hoje cerca de 20 companhias a ligar quatro aeroportos do arquipélago", disse o ministro, acrescentando que os resultados da política em discussão "são inquestionáveis".
No entender de Inocêncio de Sousa, citado pela agência cabo-verdiana Inforpress, as melhorias são conhecidas também a nível dos transportes aéreos domésticos.
Nesse sentido, lembrou que a frota doméstica dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) foi renovada, tendo aumentando a sua capacidade de 144 para 184 lugares, e a entrada no mercado local de uma nova companhia, a Halcyonair.
Quanto ao processo de privatização da transportadora aérea de bandeira, a TACV, Inocêncio de Sousa sublinhou que a crise da aviação civil internacional e as dificuldades internas da própria companhia não permitiram ao governo conclui-lo, pelo que, disse, continua-se à procura de parceiros interessados.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.