sexta-feira, 28 de maio de 2010

DIÁSPORA CV PORTUGAL:Lisboa, Ciclo de Tertúlias: Eleições Legislativas em Debate

LISBOA-“Quem Governará Cabo Verde: MPD, PAICV ou UCID?” é o tema em discussão na terceira sessão do Ciclo de Tertúlias “Cabo Verde em Debate”, que terá lugar este sábado, dia 29 de Maio, às 18h00, na Livraria Trama, em Lisboa (Rato).
Segundo os promotores da iniciativa, este ciclo de tertúlias pretende ser um fórum debate aberto, reflexão intelectual e de crítica intersubjectiva entre jovens universitários e pretende discutir questões estruturantes, e quiçá fracturantes, atinentes à governação política, social, económica e cultural de Cabo Verde, assim como aspectos relacionados com a actualidade política internacional.
De acordo com o coordenador, Suzano Costa, esta iniciativa constitui um “espaço de engajamento cívico, reflexão crítica e de participação cidadã susceptível de empoderar a juventude cabo-verdiana e desencadear um olhar autocrítico sobre problemáticas transversais à realidade do arquipélago”.
Acrescenta, ainda, que este ciclo de tertúlias pretende “socializar os jovens universitários com o princípio do contraditório e edificar um novo paradigma de acção e participação assente na crítica responsável, construtiva e virada para a apresentação de soluções e recomendações concretas”.
Para reflectir sobre a problemática e os contornos das próximas eleições legislativas em Cabo Verde, a organização do evento convidou a jurista Mircea Delgado (facilitadora) e o engenheiro físico Sandro Veiga (relator).
Segundo Suzano Costa, “as próximas eleições legislativas serão das mais disputadas, competitivas e participadas da história política e eleitoral cabo-verdiana porque estarão em confronto as duas figuras mais proeminentes do panorama político cabo-verdiano”.
Além do “efeito personalização das candidaturas, o aliciante destas consultas eleitorais é que introduzirão uma nova dinâmica tanto nos níveis de participação política, já que as tradicionais taxas de abstenção eleitoral irão diminuir substancialmente, como nos mecanismos de competitividade eleitoral, uma vez que os partidos continuarão a ser o principal factor de mobilização eleitoral”.
A relação entre os jovens e a participação política, a problemática da regionalização, os contornos da oficialização do crioulo, as dinâmicas de governação política, as próximas eleições legislativas e presidenciais, a violência urbana e a criminalidade juvenil, a especulação imobiliária, o brain drain e o retorno de quadros a Cabo Verde, bem como o modelo de desenvolvimento turístico a seguir no arquipélago, serão alguns dos temas propostos e que serão submetidos à discussão num calendário anual e sistematizado.
A organização adverte, ainda, que a discussão das temáticas em apreço será suportada por estudos, investigações e sugestões de leitura previamente enviados aos tertulianos com o intuito de direccionar e melhor orientar o espírito do debate. São parceiros institucionais desta iniciativa o Sapo CV, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, a Associação de Jovens Investigadores Cabo-verdianos (AJIC), a Conexão Lusófona, e a Livraria Trama.
Estrutura e Organização
O Ciclo de Tertúlias “Cabo Verde em Debate” terá uma periodicidade mensal e estará aberta à participação de todos, independentemente da proveniência social, orientação política ou credo religioso. Este Ciclo de Tertúlias terá, ainda, um coordenador geral permanente que define os temas, organiza a logística, apresenta o facilitador do evento, e modera o debate; um facilitador rotativo que apresentará o tema, as linhas gerais do debate e anima a discussão (10 minutos), endereçando algumas questões que serão, posteriormente, rebatidas e amplamente discutidas pelos Tertulianos (intervenção dos participantes).
SAPO CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.