quarta-feira, 26 de maio de 2010

HOLANDA:ENTRA EM FUNCIONAMENTO NO PAÍS O PRIMEIRO ELETROPOSTO RÁPIDO

LEEUWARDEN-Na cidade holandesa de Leeuwarden, na província de Friesland, um carro eléctrico pode ser recarregado em menos de meia hora. É a primeira estação de recarga rápida para veículos eléctricos da Europa.
A estação, que utiliza energia limpa, foi inaugurada pelo príncipe Maurits, sobrinho da rainha Beatrix. A província de Friesland quer ter em breve uma rede de pontos de recarga rápida para carros e barcos movidos a energia eléctrica.
Normalmente, a recarga da bateria de um carro eléctrico leva várias horas. Com o eletroposto de recarga rápida, o processo aproxima-se do tempo levado para encher um tanque de combustível. A recarga de meia hora permite autonomia de cerca de 180 quilómetros.
Táxis e micro-ônibus eléctricos serão os primeiros a utilizar a estação.
No Brasil, o primeiro eletroposto foi inaugurado pela Petrobras em Junho do ano passado, no Rio de Janeiro. Ali, a recarga é feita com electricidade gerada por energia solar, mas uma hora de recarga dá autoria de apenas 10 quilómetros a motocicletas e carros eléctricos. Uma opção melhor oferecida no eletroposto brasileiro é a troca de baterias descarregadas por carregadas.
Por Radio Netherlands Worldwide

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.