sexta-feira, 21 de maio de 2010

ONU celebra Dia Mundial da Diversidade Cultural

Irina Bokova diz que culturas existem juntas e constituem muitas facetas da humanidade, mas desafios económicos e de desenvolvimento levam a oportunidades desiguais; segundo Unesco, diversidade deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, celebrado nesta sexta-feira, é uma oportunidade para reflexão sobre formas e meios de envolvimento na construção da tolerância entre todas as culturas globais.
A afirmação está na mensagem da directora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, para marcar a data.
Facetas
Segundo Bokova, as culturas existem juntas e constituem muitas facetas da humanidade, mas desafios económicos e de desenvolvimento levam a oportunidades desiguais.
Ela lembrou que a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, adoptada em 2001, menciona que a diversidade é tão importante para a humanidade quanto a biodiversidade é para a natureza. Por isso, deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Irina Bokova ressaltou que ainda existe uma lacuna sobre a real compreensão dos direitos, valores e aspirações dos outros e, portanto, é preciso um verdadeiro ensinamento sobre diversidade cultural.
Consciência
Um passo a ser tomado, de acordo com ela, é a consciência dos valores compartilhados e de tudo que une e fortalece o mundo, para que exista responsabilidade na resolução de desafios.
Bokova pediu a legisladores, comunidades e sociedade civil para promover e falar sobre a diversidade cultural para que ela seja amplamente reconhecida e cresça cada vez mais forte.
SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.