terça-feira, 29 de junho de 2010

CEDEAO: Cerca de 60 jornalistas de Cabo Verde, Brasil e de África credenciados para cobrir cimeiras

SANTA MARIA- essenta jornalistas de Cabo Verde, de países Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e do Brasil estão credenciados para cobrir os diversos eventos diplomáticos evistos para iniciar quarta-feira na ilha do Sal.
De Cabo Verde regista-se a presença de 26 jornalistas e outros profissionais da comunicação social de diversos órgãos, ao passo que Brasil e CEDEAO credenciaram 17 profissionais cada. Contudo, a organização do evento aponta para o aumento desse número nos próximos dias.
O hotel Crioula, palco dos eventos, regista a azáfama dos retoques finais para que quarta-feira, 30, às 09:00 horas, se dê início a reunião extraordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO, para o qual já estão credenciados cerca de 200 participantes.
A reunião dos chefes da diplomacia tem uma agenda intensa, com destaque para as questões da segurança na sub-região oeste-africana e interna da organização, como a eleição da nova Comissão da CEDEAO – presidente, vice-presidente e comissários.
As situações na Guiné-Bissau, com enfoque na recente nomeação das novas chefias militares, e na Guiné-Conacri, que teve eleições no domingo, vão dominar os trabalhos do Comité de Paz e Segurança da CEDEAO.
A presidência e vice-presidência da CEDEAO são ocupadas pelo Gana, país que exigiu na última cimeira da organização, que decorreu em Abuja em fevereiro último, o cumprimento do mandato de quatro anos, decidido em 2006, pelo que só em janeiro de 2011 a nova comissão entrará em funções.
De acordo com a agenda da reunião, na sessão de abertura devem discursar o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito, enquanto anfitrião, e os presidentes do Conselho de Ministros e da Comissão da CEDEAO.
Paralelamente, os chefes da diplomacia da CEDEAO vão também preparar os actos eleitorais para a presidência do Parlamento da organização, para o Juiz do Tribunal de Justiça e ainda para o “Controlador Financeiro”.
A reunião do Conselho de Ministros prepara também os documentos da Cimeira CEDEAO/Brasil, no sábado, também no Sal, na presença do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
SAPO.CV/INFORPRESS/FIM/AA/ZS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.