sexta-feira, 25 de junho de 2010

CPLP/CHINA:150 empresários participam em encontro entre a China e os Países Lusófonos em Lisboa

LISBOA-O XVI Encontro para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a lusofonia reúne hoje, em Lisboa, cerca de 150 empresários num fórum que conta na abertura com o ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento português.
Os empresários de Macau, China, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste vão analisar oportunidades de negócio e investimento, num contexto de crescimento das relações económicas, visíveis nos dados oficiais que mostram que o comércio entre a China e os países da CPLP quase duplicou no último ano.
Vieira da Silva, ministro português da Economia, Inovação e Desenvolvimento, o presidente da AICEP, Basílio Horta, o vice-presidente do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China, Zhang Wei, e o secretário-geral do Fórum Macau, Chang Hexi, e responsáveis de Câmaras de Comércio, ou organismos semelhantes dos vários países, participam nos trabalhos de hoje, primeiro de dois dias do encontro.
Entre os empresários contam-se representantes dos mais diversos sectores, incluindo automóvel, indústria farmacêutica, turismo, energias renováveis, florestas, indústria portuária e logística dos países envolvidos.
Todos os oito países lusófonos registaram acréscimos no volume de trocas comerciais com a China entre Janeiro e Abril, comparando com igual período de 2009, de acordo com os dados dos Serviços de Alfândega da China.
As importações da China face aos oito países lusófonos aumentaram 108 por cento nesse período, para 14.403 milhões de euros, ao mesmo tempo que as exportações chinesas registaram uma subida homóloga de 60 por cento, para 6294 milhões de euros.
O Brasil, com 12,3 mil milhões de euros de trocas comerciais, mantém-se como principal parceiro lusófono da China, seguido de Angola e só depois Portugal
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.