terça-feira, 29 de junho de 2010

CV:Cabo Verde tem linhas de crédito de 600 milhões de euros com Portugal

PRAIA-O primeiro-ministro, José Maria Neves, anunciou que Cabo Verde tem, neste momento, com Portugal linhas de crédito no valor superior a 600 milhões de euros, para desenvolver projectos no domínio das infra-estruturas, mobilização de água e energias renováveis.
O chefe do governo falava na cerimónia de assinatura do contrato de construção das barragens de Faveta, Salineiro e Saquinho, todas no interior da ilha de Santiago e financiadas através de uma linha de crédito de Portugal no valor de 200 milhões de euros, cujas obras ficam a cargo da empresa portuguesa MonteAdriano.
"Muita gente diz que esses projectos financiados pela cooperação portuguesa têm a ver apenas com a exportação portuguesa para Cabo Verde. E os ganhos substanciais que Cabo Verde está a ter na construção dessas infra-estruturas, dessas barragens?", questionou o primeiro-ministro.
O governo português dá um contributo fundamental na transformação e desenvolvimento do arquipélago, porque ao lado das linhas de crédito há também a bonificação dos juros, segundo José Maria Neves.
"São milhões de euros que o governo português investe na bonificação dos juros para podermos ter acesso a essas linhas de crédito e podermos fazer esses grandes investimentos, que estamos a fazer e que vão modernizar Cabo Verde", sustentou.
Além dessas três barragens, que, no entender do chefe o executivo, vão ter um impacto fundamental no desenvolvimento da agricultura, o governo, reunido em conselho de ministros, decidiu lançar um programa para que todos os furos do país sejam equipados com energias renováveis, solar ou eólica, permitindo com que os agricultores venham a ter acesso à água a um preço mais competitivo.
Outra das decisões saídas da reunião governamental, conforme o primeiro-ministro de Cabo Verde, versa o lançamento de novas estradas que vão contribuir para o escoamento de produtos agrícolas, tendo saído, na semana passada, os concursos para as estradas de Achada Laje, Saltos Acima e Arribada, e para a reabilitação e asfaltagem do troço Assomada/Tarrafal, entre outras obras.
O chefe do governo cabo-verdiano disse, igualmente, que, nos próximos dois ou três anos, o governo vai construir mais 17 barragens em Cabo Verde para mobilizar, no horizonte de 2015, 75 milhões de metros cúbicos de água, além de alargar substancialmente a área irrigada do país, "caminhando para o pleno emprego para a melhoria substancial do rendimento das famílias no meio rural".
OJE/INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.