sexta-feira, 25 de junho de 2010

CV:FAO e Brasil vão apoiar desenvolvimento da aquacultura em Cabo Verde

PRAIA-O Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Governo do Brasil vão apoiar Cabo Verde no desenvolvimento da aquacultura, como forma de melhorar a segurança alimentar no arquipélago.
O anúncio foi feito hoje(24) pela directora regional da FAO em África, a antiga ministra cabo-verdiana da Agricultura e Pescas, Helena Semedo, que explicou que, neste momento, a organização está a apoiar Cabo Verde na elaboração do plano estratégico de desenvolvimento da agricultura.
Helena Semedo esteve hoje(24 de Junho) em Cabo Verde para entregar ao presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, uma mensagem do director-geral da organização, Jacques Diouf, que, em Abril último, durante uma visita ao arquipélago, acordou com as autoridades de Cabo Verde o desenvolvimento de projectos de aquacultura.
Na altura Jacques Diouf exortou o país a apostar na aquacultura e na pesca como forma de garantir a segurança alimentar.
Helena Semedo explicou que um consultor nacional está já a trabalhar com as estruturas regionais da FAO para finalizar o programa. "Só depois de definido o plano estratégico é que iniciaremos a cooperação técnica entre Brasil, Cabo Verde e a FAO para a implementação da aquacultura no arquipélago".
Ainda durante a audiência com Pedro Pires a directora regional da FAO deu conta ao chefe de Estado dos esforços da FAO junto do G20 para que se aumente o apoio ao sector agrícola em África.
Em 2009 o G20 prometeu cerca de 20 milhões de dólares (cerca de 16,6 milhões de euros) para o desenvolvimento da agricultura e segurança alimentar.
"Defendemos que a maior parte desse montante seja aplicado em programas de segurança alimentar em África. E, como se realizará a cimeira do G20, no Canadá, seria bom para os países africanos que realmente boa parte fosse atribuída a África", sustentou. "Seria também bom que se iniciasse rapidamente o desembolso desse fundo para o financiamento dos programas nacionais de investimento agrícola".
Os países africanos estão a preparar os respectivos programas nacionais de investimento agrícola e, no caso de Cabo Verde, a FAO não só está a apoiar na elaboração com também a apresentá-lo aos parceiros internacionais para financiamento.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.