terça-feira, 29 de junho de 2010

CV:Política agrícola tem permitido aumentar a produção, defende PM de Cabo Verde

PRAIA-O primeiro-ministro de Cabo Verde disse ontem no Parlamento que a política agrícola do seu governo tem permitido o aumento da produção no país, com a melhoria das condições de vida da população e redução da pobreza.
José Maria Neves falava no debate sobre as políticas e perspectivas para o sector agrícola, assunto que marcou o início da sessão parlamentar de Junho e explicou que o seu executivo tem priorizado a mobilização de água para a agricultura, com a aposta em construção de barragens.
Até agora, o país possui uma única barragem, a do Poilão (interior de Santiago), construída pela cooperação chinesa em 2006, tendo sido assinado este fim-de-semana o contrato com a empresa portuguesa Monte Adriano para a construção de outras três, todas também na mesma ilha.
José Maria Neves destacou que os resultados positivos da barragem de Poilão foram o encorajamento para ir para a construção de mais infra-estruturas do género.
"Há apenas dois dias assinámos os contratos de mais três barragens e prevemos mobilizar mais de dois milhões de metros cúbicos de água por ano para o desenvolvimento da agricultura. E chegaremos a seis milhões por metros cúbicos/ano por 70 furos e mini barragens que fazem parte do mesmo pacote", avançou.
Até 2015 é intenção do governo, construir em diversas ilhas mais 17 barragens com o propósito de mobilizar cerca de 75 milhões de metros cúbicos de água por ano para a agricultura.
José Maria Neves defendeu que, além da mobilização de água, foram adoptadas medidas que favorecem o aumento da produção agrícola, a que se junta a expansão das instituições de micro crédito e a modernização dos portos para facilitar a integração do mercado e o transporte entre as ilhas.
O Movimento para Democracia (MpD, oposição) apresentou uma leitura diferente do sector agrícola, sustentando que o sector "sofreu um retrocesso nos quase dez anos de governação" do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).
O primeiro-ministro negou que a barragem de Poilão seja fruto da governação do MpD e afirmou que quando assumiu o governo existia um projecto de remodelação do Palácio Presidencial que foi reorientado para a construção da barragem.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.