segunda-feira, 28 de junho de 2010

DIASPORA CV MOÇAMBIQUE:Cabo-verdianos de Maputo reúnem-se para promover a sua cultura


MAPUTO-A Associação Cabo-Verdiana de Moçambique (ACVM), sob o slogan “No Djunta Mon” (De mãos dadas), organizou este fim-de-semana um encontro para promover a sua cultura em Moçambique.
Emerson de Sousa, nascido em Moçambique mas neto de cabo-verdianos, é o representante do grupo jovem que têm por principal função prestar apoio aos idosos de origem cabo-verdiana.
“Este é o primeiro evento cultural que organizamos para melhor divulgarmos a nossa cultura, porque pensamos que ela está a esbater-se um pouco no seio da sociedade moçambicana. A nossa presença está um pouco enfraquecida”, refere Emerson e acrescenta: “A ideia é termos estes encontros trimestralmente, estando eles abertos a toda a gente que queira participar.”
Para este evento, de Cabo Verde, só veio a gastronomia, com destaque para a cachupa, o prato nacional das ilhas crioulas. Na mostra podia ainda ver-se pintura, vasos decorativos, artigos de tricot, objectos feitos em capulana, bijutarias, calçado, etc., tudo de origem moçambicana.
SAPO-Cristóvão Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.