domingo, 27 de junho de 2010

G20: Manifestações continuam e a polícia já fez meio milhar de detidos

TORONTO-A polícia mantém-se hoje, domingo, alerta na cidade de Toronto quanto a eventuais novos incidentes com manifestantes contra a cimeira do G20, enquanto contabiliza já meio milhar de detenções.
Com mais protestos marcados para hoje, domingo, a polícia deteve, logo pela manhã, dezenas de pessoas que se encontravam no "campus" da Universidade de Toronto, localizado a poucos quarteirões do centro de congressos onde estão reunidos os líderes dos 20 países mais ricos e países emergentes do mundo.
Numa justificação dada à imprensa, a polícia referiu que as pessoas detidas se "encontravam na posse de tijolos e outros objectos que podem colocar em perigo a segurança dos cidadãos de Toronto".
Várias manifestações contra o G8 e o G20 realizaram-se nas ruas centrais de Toronto desde sexta-feira, promovidos por organizações com diversas mensagens, como anti-pobreza, ecologia ou questões laborais, todas elas assumindo, em tom pacífico.
Porém, no sábado, outros grupos de manifestantes que usavam máscaras e roupas negras iniciaram uma vaga de violência, avançando em algumas artérias para a destruição de lojas e incêndio de carros.
Seguiram-se confrontos com a polícia, a qual agiu à bastonada e com gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.
Na sequência da violência registada, as forças policiais elevaram para máximo o perímetro de segurança em redor do centro de congressos onde decorre o G20.
O Grupo dos 20 é constituído pelo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Japão, Alemanha, Rússia e as economias em desenvolvimento da Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, África do sul, Coreia do sul e Turquia e a União Europeia.
JN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.