sábado, 26 de junho de 2010

G8:COREIA DO NORTE É CONDENADO PELO ATAQUE PELO G8 QUE EXIGE NOVAS SANÇÕES CONTRA O IRÃO

Os sete países mais industrializados mais a Rússia (G8), reunidos no Canadá, condenaram hoje a Coreia do Norte pelo ataque contra um navio militar sul coreano e exigiram novas sanções contra o Irão devido ao programa nuclear. As sanções da ONU contra o Irão devido ao seu polémico programa nuclear e a agressão da Coreia do Norte contra uma embarcação sul coreana, em Março, foram dois dos principais assuntos que dominaram a agenda da cimeira do G8, que hoje encerra, em Huntsville, no Canadá.
Num esboço de comunicado, citado pela agência Reuters, os lideres políticos do G8 também exigem ao governo do Afeganistão que, na conferência de Julho em Cabul, demonstre aos seus aliados progressos tangíveis de que está assumir maior responsabilidade pela segurança no país.
Marcaram presença neste G8 de Hunstville, além do primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, os presidentes dos EUA (Barack Obama), da Rússia (Dimitri Medvedev) e da França (Nicolas Sarkozy), assim como os chefes dos governos alemão (Angela Merkel), britânico (David Cameron), italiano (Sylvio Berlusconi) e nipónico (Naoto Kan).
SIC/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.