sexta-feira, 25 de junho de 2010

G8:Recuperação da economia domina reunião do G8

HUNTSVILLE:Os sete países mais industrializados (G-7) e a Federação Russa reuniram-se esta sexta-feira em Huntsville, um local turístico solitário do Canadá, onde o presidente dos Estados Unidos da América (EUA) pressionou os europeus para encorajarem a retoma nascente.O Grupo dos 7 (G-7) é constituído por Alemanha, França, Itália, Reino Unido, EUA, Canadá e Japão. Estes países e a Federação Russa constituem o Grupo dos 8 (G-8).

"Devemos agir de forma concertada por uma razão simples: esta crise provou que as nossas economias nacionais estão inextrincavelmente ligadas", disse Barack Obama, lembrando que "a tormenta económica pode propagar-se facilmente".
Na noite de quinta-feira, o congresso dos EUA aprovou um projeto de reforma da regulação financeira que Obama deverá afirmar junto dos seus pares.
Também o ministro norte-americano das Finanças, Timothy Geithner, apelou à Europa para que "avance com as reformas e as políticas suscetíveis de conduzirem a taxas de crescimento mais elevadas no futuro".
O mundo "não poderá depender dos EUA tanto como no passado", preveniu.
Os europeus procuraram defender-se, garantindo que as políticas de austeridade adotadas nos últimos meses na Alemanha, Reino Unido e França não colocaram em causa a recuperação económica.
É "tempo de reduzir os défices" e "a Europa viveu a experiência do que significa ter défices demasiado elevados", retorquiu a chanceler alemã, Angela Merkel, aludindo aos casos recentes de Grécia, Espanha e Portugal.
Além de que, acentuou, "é preciso um crescimento que assente em bases reais e não no endividamento".
Esta noite está prevista a realização de um jantar, à porta fechada, com o anfitrião da reunião, o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, e os convidados Barack Obama, Dmitri Medvedev (presidente russo), Nicolas Sarkozy (presidente francês), Angela Merkel (Alemanha), Silvio Berlusconi (primeiro-ministro de Itália) e os dois novos do grupo, os primeiros-ministros Naoto Kan (Japão) e David Cameron (Reino Unido).
A reunião de hoje do G-8 é seguida, no sábado, por uma do Grupo dos 20 (G-20), que integra, além destes oito Estados, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia. A União Europeia é o 20 membro.
Espera-se que na reunião de sábado as divisões entre europeus e norte-americanos reapareçam, com os primeiros empenhados no rigor orçamental e os segundos a apostarem no consumo.
Durante a reunião do G-20, sábado e domingo, em Toronto, serão discutidos projetos como a taxa bancária ou uma contribuição sobas as transações financeiras.
Reino Unido, França, Alemanha e EUA defendem a instauração de uma taxa sobre os bancos, mas o Canadá, a Federação Russa, a China, a Índia e a Austrália já manifestaram a sua oposição.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
SIC/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.