terça-feira, 22 de junho de 2010

HOLANDA:Canais de Amesterdão tornam-se Património da Humanidade

AMSTERDAM-O cinturão de canais de Amesterdão deve figurar na lista de Patrimónios da Humanidade a partir do próximo mês. A notícia foi dada durante a indicação oficial das ilhas holandesas do mar de Wadden como Património da Humanidade, que aconteceu na sede da Unesco, em Paris.
Em 2006, Amesterdão iniciou suas investidas para garantir que o centro da cidade, construído no século 17, fosse considerado Património da Humanidade. Figurar na lista garante verbas da Unesco para a manutenção e recuperação. Além disso, o local torna-se mundialmente famoso, atraindo mais turistas.
O cinturão compreende três canais principais de Amesterdão: o Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht. Os três canais situam-se paralelos entre si e têm a forma de uma meia-lua, uma característica do centro histórico que faz com que a cidade seja reconhecida facilmente em imagens aéreas. Muitos dos edifícios situados nesses canais foram construídos no século 17, conhecido como o século de ouro, o período de florescimento e fortuna de Amesterdão.
Discussão
Nos últimos meses, representantes da capital holandesa e da Unesco acertaram os pontos em que discordavam para que a cidade recebesse esse título. A organização da ONU para a cultura havia colocado uma série de exigências. Uma delas era que o plano de reconstrução de uma torre que havia sido derrubada em 1829 fosse deixado de lado. A Unesco é contrária à reconstrução e valoriza a autenticidade.
A Associação Amigos do Centro de Amesterdão está satisfeita com o status de Património da Humanidade. A associação espera que a partir de agora os turistas se interessem mais pela cultura e pelos museus do que pelos coffeshops e pelo bairro de prostituição.
Moinhos
O cinturão de canais de Amesterdão são o nono Património da Humanidade na Holanda. No final de semana passado, as ilhas do Mar de Wadden foram incluídas oficialmente à lista. Também figuram na lista a Casa Rietveld-Schröder em Utrecht, os moinhos de Kinderdijk e a Linha de Defesa de Amesterdão, uma série de fortificações em torno da capital, construídas entre 1881 e 1914.
RNW

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.