quinta-feira, 24 de junho de 2010

MUNDIAL 2010:Exibição convincente põe Inglaterra nos oitavos

PORT ELIZABETH-Com uma exibição muitos furos acima do que tinha mostrado nos dois primeiros jogos, a Inglaterra derrotou a Eslovénia por 1-0 e assegurou um lugar nos oitavos-de-final do Mundial 2010. Os EUA acabaram em primeiro lugar do grupo C depois de terem vencido a Argélia por 1-0 já nos descontos.
Se nos outros dois encontros que disputaram neste Mundial os ingleses não conseguiram impor o seu futebol, no jogo desta tarde, em Port Elizabeth, a equipa de Capello procurou desde cedo mostrar que queria carimbar a passagem aos oitavos-de-final com uma vitória e uma exibição mais condicente com o seu estatuto.
Aos 14, na marcação de um livre, Lampard obrigou Handanovic à primeira defesa apertada da tarde e Rooney, pouco depois, tentou o primeiro do Mundial, mas a bola sofreu um desvio e acabou por sair pela linha final.
A Inglaterra começava a empurrar a Eslovénia para junto da sua área e aos 23’ o hoje titular Jermain Defoe antecipou-se ao defesa central Suler e bateu pela primeira vez o guarda-redes esloveno Handanovic, que podia ter feito mais para deter o remate do avançado do Tottenham.
A Inglaterra chegava finalmente à liderança do marcador e logo de seguida Handanovic voltou a vacilar, defendendo para a frente um cruzamento da direita. Na recarga, Lampard atirou pouco por cima, vendo Gerrard, poucos minutos depois, estar perto de ampliar para 2-0 por duas vezes.
Tal como acabara a primeira, a Inglaterra iniciou o segundo tempo a todo o gás. Nos primeiros cinco minutos Defoe teve duas boas ocasiões e numa delas chegou mesmo a introduzir a bola na baliza, mas o lance já estava invalidado por fora de jogo.
Quem parece enguiçado na arte de fazer golos é Wayne Rooney. Excelente nas assistências e sempre a jogar no seu máximo, o avançado do Manchester United não conseguiu marcar e à beira dos 60’ foi o poste que lhe negou a glória. Lampard, num passe de longa distância, isolou o número 10 inglês, mas a bola esbarrou caprichosamente no poste e perdeu-se novamente o 2-0 para a Inglaterra.
Aos 67’ a Inglaterra podia ter tido um amargo de boca, quando na mesma jogada três jogadores eslovenos alvejaram a baliza de David James. Novakovic primeiro, Dedic e depois Birsa viram as suas tentativas fracassadas pela barreira inglesa mas deixaram o aviso à armada britânica.
Até ao fim, o ritmo de jogo foi mais brando e a Inglaterra começou a proteger a preciosa vantagem trazida do primeiro tempo. A Eslovénia também não foi capaz de voltar a importunar David James e jogou com o empate que, entretanto, se verificava no EUA-Argélia. Contudo, a tragédia abateu-se sobre os eslovenos quando já em tempo de compensação os norte-americanos marcaram o golo da vitória e "roubaram" a vaga dos oitavos.
Donovan apura Estados Unidos nos descontos
Os Estados Unidos carimbaram esta quarta-feira o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial da África do Sul depois de vencerem a Argélia por 1-0 com um golo apontado por Donovan já no período de compensação.
Grande jogo entre duas equipas que ainda podiam seguir em frente no Campeonato do Mundo. As equipas mostraram-se muito rematadoras e só nos primeiros 45 minutos atiraram 23 vezes às balizas adversárias: Estados Unidos fizeram 12 remates, a Argélia 11.
Começaram melhor os argelinos, com Djebbour a atirar à barra logo aos seis minutos. Os norte-americanos equilibraram e chegaram mesmo a introduzir a bola na baliza contrária, porém, o golo foi invalidado por fora-de-jogo de Dempsey (21m), decisão que deixou algumas dúvidas. Na origem da jogada, esteve uma grande perdida de Gomez. Dempsey (35m) e Altidore (37m) também dispuseram de boas oportunidades mas não conseguiram acertar no alvo.
Na segunda parte, Dempsey (57m) atirou ao poste e na recarga não conseguiu fazer melhor e atirou ao lado. Feilhaber (66m) e Buddle (68m) colocaram o guardião argelino M´Bolhi à prova e Ziani (69m) não conseguiu fazer melhor pelos argelinos.
Com o aproximar do final da partida e com um resultado que deixava ambas as equipas fora do Mundial, os Estados Unidos acabaram por chegar ao golo numa jogada de contra-ataque após um lance em a Argélia também esteve perto do golo. Donovan iniciou e concluiu a jogada. O avançado dos LA Galaxy lançou Altidore na direita, este cruzou para Dempsey que atirou rasteiro para defesa de M´Bolhi. Na recarga, Donovan apareceu para a emenda e empurrou para o fundo das redes.
Os norte-americanos seguem para os oitavos-de-final com o estatuto de lideres do Grupo C com cinco pontos, os mesmos que a Inglaterra que venceu a Eslovénia também por 1-0.
FONTE:SAPO.PT/ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.