terça-feira, 22 de junho de 2010

MUNDIAL 2010:França despede-se com derrota (1-2) frente à África do Sul

Sem honra nem glória. A França, vice-campeã mundial em título, despediu-se do Campeonato do Mundo com uma derrota frente à África do Sul (1-2), terminando o Grupo A na última posição...com apenas um ponto. Os “Bafana Bafana” ainda acreditaram no apuramento para os oitavos-de-final.
Desaire com a África do Sul foi o culminar de uma campanha desastrosa dos comandados de Raymond Domenech no certame africano, do qual se despedem com saldo amplamente negativo: duas derrotas e um empate, quatro golos sofridos e um marcado. A exibição no terceiro e último jogo na fase de grupos foi mais do mesmo e a derrota podia, até, ter sido mais pesada – a expulsão de Gourcuff com vermelho directo, ainda na primeira metade, está longe de explicar nova actuação sem chama dos vice-campeões mundiais.
A África do Sul – que partia para o derradeiro compromisso com hipóteses remotas de apuramento – fez pela vida e saiu mesmo para o intervalo a vencer por 2-0, com golos por Khumalo (20) e Mphela (37).
Os pupilos de Carlos Alberto Parreira tiveram sempre a baliza de Lloris no ponto de «mira» e dispuseram de várias ocasiões para ampliar a vantagem. A mais soberana pertenceu a Mphela (51), mas a bola embateu caprichosamente no poste.
Contra a corrente do jogo, Malouda (70) acabaria por apontar o tento de honra dos “bleus”, que assim se despedem da África do Sul sem deixar muitas saudades.
A África do Sul bateu-se com galhardia mas não se livra do estatuto de ser o primeiro país anfitrião de um Campeonato do Mundo a ficar pelo caminho logo na primeira fase.
Sob arbitragem de Óscar Ruiz (Colômbia), as equipas alinharam:
FRANÇA: Loris; Sagna, Gallas, Squilacci e Clichy; Diarra (Govou, 82) e Diaby; Gignac (Malouda, 46), Gourcuff e Ribéry; Cissé (Henry, 56).
ÁFRICA SUL: Josephs; Ngcongca (Gaxa, 55), Mokoena, Khumalo e Masilela; Piennar, Sibaya, Khuboni (Modise, 78) e Tshbalala; Mphela e Parker (Nomvethe, 68).
Ao intervalo: 0-2
Disciplina: Cartão amarelo para Diaby (71). Cartão vermelho directo para Gourcuff (25)
Marcadores: 0-1, Khumalo (20); 0-2, Mphela (37); 1-2, Malouda (70)
Resultado final: 1-2
ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.