quinta-feira, 15 de julho de 2010

BRASIL:Quase 13 milhões deixaram a pobreza em 13 anos

Brasil poderá “eliminar” a pobreza absoluta na segunda década do século XXI.


BRASILIA-Cerca de 12,8 milhões de brasileiros deixaram a condição de pobreza, entre 1995 e 2008, resultado do bom desempenho da economia, revelou uma pesquisa hoje(14 de Julho) divulgada.
O estudo do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA) indicou que o Brasil poderá “eliminar” a pobreza absoluta, “uma das suas principais chagas”, na segunda década do século XXI.
“Quando se projecta no tempo a redução nas taxas de pobreza, alcançada no período de maior registo da sua diminuição recente (2003-2008), pode-se inferir que, em 2016, o Brasil terá superado a miséria e diminuído a taxa de pobreza”, refere o texto.
O estudo “Dimensão, evolução e projeCção da pobreza por região e por estado no Brasil” salienta que o percentual da população brasileira em condições de pobreza diminuiu de 43,4% para 28,8%, no período em análise.
O IPEA salienta, entretanto, a necessidade da continuidade da “combinação do crescimento económico com avanços sociais”, com o “aperfeiçoamento de políticas públicas”, sobretudo em regiões mais pobres.
“O crescimento económico, ainda que indispensável, não se mostra sufi ciente para elevar o padrão de vida dos brasileiros”, refere o estudo, ao destacar que regiões com maior expansão económica “não foram necessariamente as que mais reduziram a pobreza e a desigualdade”.
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.