sexta-feira, 23 de julho de 2010

CV:Cabo Verde anuncia medidas para dinamizar sector das pescas em São Vicente

MINDELO-O governo cabo-verdiano anunciou quinta-feira, em São Vicente, um conjunto de medidas que irão dinamizar o sector das pescas na ilha e impulsionar a montagem do cluster do mar.
De acordo com o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Humberto Brito, o governo tomou um conjunto de medidas que considera de "grande alcance" para a melhoria das condições económicas da ilha e do desenvolvimento de todo o sector económico.
No final da reunião do Conselho de Ministros para Assuntos Económicos realizado na ilha, Humberto Brito anunciou a criação de uma entidade coordenadora para a implantação do cluster do mar, com sede em São Vicente, ligado à comissão ministerial para os assuntos do mar.
No sector das pescas, o executivo cabo-verdiano decidiu suportar as actividades da empresa de pesca de atum Atlantic Tuna, com vista ao "aumento de captura e da capacidade de conservação e exportação de produtos congelados".
Humberto Brito anunciou ainda um conjunto de acções no sentido de aumentar a capacidade de oferta de matéria-prima à empresa Frescomar para a normalização das suas actividades, a que se junta a disponibilização de 50 sonares para a localização de cardumes.
O sector das pescas no Mindelo (São Vicente) tem sofrido alguns constrangimentos com a proibição, por parte da Direcção Geral das Pescas, da exportação de pescado para a União Europeia, devido a problemas detectados no complexo da Cova D´Inglesa, no Mindelo, que foi encerrado para obras.
Também na semana passada, a única empresa de conservação de pescado instalada na ilha mandou para casa 500 trabalhadores, por falta de matéria-prima.
As medidas anunciadas quinta-feira, garantiu Humberto Brito, deverão aumentar a capacidade de captura da frota nacional. "São medidas que vão trazer benefícios para as exportações, para o emprego e para o sector das pescas", sustentou.
Quinta-feira, no Mindelo, o primeiro-ministro, José Maria Neves, anunciou ainda que a privatização da empresa de reparação naval Cabnave deverá estar concluída em breve, um processo que vai abrir "boas perspectivas" para o desenvolvimento dos sectores portuário, da reparação naval e das pescas.
José Maria Neves visitou as instalações da Cabnave e avançou que, em relação à empresa, o contrato de privatização, que envolve empresários chineses, será assinado "em breve".
"Daqui a dois/três meses teremos as negociações concluídas para fazermos a privatização da Cabnave e criar as condições para a expansão da actividade da reparação naval e avançar com outros aspectos estratégicos, como o desenvolvimento das pescas, das infra-estruturas de frio e do apoio à frota pesqueira da China e de outros países aqui no Atlântico", assegurou.
Esta sexta-feira, o chefe do executivo cabo-verdiano vai lançar no Mindelo um projecto para o sector das pescas no montante de 10 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento das pescas e os armadores cabo-verdianos.
http://www.oje.pt/noticias/africa/cabo-verde-anuncia-medidas-para-dinamizar-sector-das-pescas-em-sao-vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.