sábado, 17 de julho de 2010

CV(INFORPRESS):"Centro de inspecção embalagem de produtos agrícolas não resolve problema fundamental dos agricultores em S.Antão"

PORTO NOVO-O centro de inspecção e embalagem dos produtos agrícolas de Santo Antão, que começa a funcionar a partir de Setembro próximo, não vai resolver “o problema fundamental” dos agricultores desta ilha, o qual se prende com a perda de produtividade agrícola.
O entendimento é do presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Amadeu Cruz, que considera que a preocupação central dos agricultores santantonenses tem a ver com as perdas, estimadas entre 20 e 30 por cento a nível da produção agrícola, por causa da praga de mil-pés.
O centro de inspecção e embalagem vai resolver, sim, “parte dos problemas”, explica o edil portonovense, ou seja, a questão de circulação dos produtos para as outras ilhas, mas fica a preocupação essencial: a perda de produtividade agrícola.
Devido à acção aninha dessa praga, os agricultores sofrem perdas avultadas, sublinha Cruz, para quem a atenção deve recair sobretudo no combate a essa praga que assola a agricultura na ilha das montanhas.
Amadeu Cruz lamenta que até agora não se tenha encontrado “uma solução” para os mil-pés, praga detectada em Santo Antão, mais concretamente no vale da Ribeira Grande, na década de 70.
O centro de inspecção e embalagem dos produtos agrícolas de Santo Antão, segundo Governo, vai permitir resolver, definitivamente, o problema de escoamento dos excedentes agrícolas desta ilha.
Essa infra-estrutura, que representa um investimento de 60 mil contos, montante financiado no quadro do Programa Millenium Challange Account (MCA), vai possibilitar a exportação dos produtos agrícolas de Santo Antão para as outras ilhas, sem qualquer risco de transporte de mil-pés.
Os agricultores de Santo Antão estão ansiosos por retomar a exportação dos seus produtos, interrompida em 1984, devido à praga de mil-pés, que obrigou o Governo a decretar o embargo aos excedentes agrícolas dessa ilha, para evitar a proliferação dessa praga em Cabo Verde.
JM/Inforpress/Fim
http://noticias.sapo.cv/inforpress/artigo/14986.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.