domingo, 18 de julho de 2010

CV(INFORPRESS):Inflação em Cabo Verde sobe em Junho para 2,9%

PRAIA-A taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Junho último, em Cabo Verde, foi de 2,9%, tendo inflacionado em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao valor registado em Maio, avança a Inforpress.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgados ontem, este resultado inverteu a quebra nesta taxa de variação que ocorrera no mês anterior.
Os dados revelam também que a variação mensal observada entre Maio e Junho de 2010 foi de 0,6%, valor superior em 0,6 p.p. à registada no passado mês de Maio.
A variação média dos últimos doze meses situou-se em 0,0%, superior em 0,2 p.p. face ao resultado registado no mês anterior, indicam os dados do INE.
Nas classes dos transportes (+9,6%), dos bens e serviços diversos (+6,4%), dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (+5,2%), do vestuário e calçado (+4,1%), e das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (+4,0%), observaram-se variações homólogas positivas.
Por outro lado, a classe das comunicações (+11,2%), registou o movimento de sentido inverso mais acentuado na taxa de variação homóloga.
De acordo com os dados, constatou-se que as contribuições negativas verificadas foram suplantadas pelo conjunto das contribuições positivas resultando na variação homóloga positiva observada para o IPC total nacional.
As classes dos transportes (+3,3%), das bebidas alcoólicas e tabaco (+0,9%), do vestuário e calçado e da saúde (ambas com +0,6%), registaram as variações mensais positivas mais expressivas.
As variações mensais mais significativas do nível de preços registado pelo IPC observaram-se nos seguintes subgrupos: serviços de medicina dentária, produtos hortícolas, incluindo batata e outros tubérculos, combustíveis e lubrificantes, e serviços de transportes rodoviários de passageiros.
Os dados divulgados indicam que as principais descidas de preços ocorreram nos seguintes subgrupos: açúcar, doces de fruta, produtos de confeitaria, frutos, limpeza, reparação e aluguer de vestuário, e café, chá e cacau.
Segundo o INE, a variação média dos últimos 12 meses do IPC total fixou-se em 0,0%, valor superior em 0,2 p.p. ao registado no mês anterior, invertendo o fenómeno de deflação que se iniciou em Março de 2010.
A nível regional, registou-se uma variação mensal positiva em todas as Ilhas: Santo Antão (+0,5%), São Vicente (+0,4%), e Santiago (+0,6%).
As ilhas de Santo Antão e São Vicente registaram uma variação mensal inferior à do IPC nacional, sendo a de Santiago, idêntica à nacional.
Em Santo Antão, as contribuições das classes dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, das bebidas alcoólicas e tabaco e dos transportes foram determinantes para o comportamento da variação mensal do índice total regional.
Confirma-se também que registaram-se contribuições negativas nas classes do vestuário e calçado e dos hotéis, restaurantes, cafés e similares.
Em Santiago, as classes dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, das bebidas alcoólicas e tabaco e dos transportes, apresentam a principal contribuição positiva para o comportamento da variação mensal do índice total dessa região.
Em relação a São Vicente, a contribuição das classes dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, do vestuário e calçado, das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, dos acessórios, equipamentos domésticos e manutenção corrente da habitação e dos transportes foram determinantes para a variação mensal positiva do índice total desta região.
Relativamente à variação homóloga, o índice de Santo Antão apresentou uma variação superior à média nacional em 0,6 p.p.. A ilha de São Vicente e Santiago registaram uma taxa de variação homóloga inferior à do IPC nacional (ambas em 0,1 p.p.).
A variação média de 12 meses do IPC na Ilha de Santiago foi superior à nacional em 0,1 p.p. e, em Santo Antão e São Vicente o mesmo foi inferior à nacional (0,5 p.p. e 0,1 p.p.), respectivamente, revelam o INE.
OJE/INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.