quinta-feira, 15 de julho de 2010

CV(LIBERAL):FRESCOMAR SUSPENDE PRODUÇAO E MANDA 500 TRABALHADORES PARA CASA


MINDELO-A FRESCOMAR paralisou a produção e mandou para casa cerca de 560 trabalhadores. A paralisação tem a ver com o facto de não existir pescado para manter a produção. No mês passado, por falta de matéria prima, a empresa foi obrigada a mandar para casa 300 trabalhadores que laboravam no turno da noite, pondo fim ao trabalho nocturno. Na última quinta feira, dia 8 de Julho, foi suspenso o turno da manhã, com 200 trabalhadores, mas estes mantém o vinculo laboral.
Apurámos que a falta de pescado está relacionada com o facto de a frota pesqueira nacional, não conseguir abastecer a empresa. Isto porque a FRESCOMAR, para garantir a sua produção, precisa de 30 toneladas diárias de pescado, quantidade que lhe é disponibilizada apenas de quinze em quinze dias. E, quando não há matéria prima, só resta fechar a fábrica com os prejuízos dai resultantes.
Os responsáveis da FRESCOMAR vão ter amanhã, na cidade da Praia, um encontro com a Ministra do Turismo, Industria e Energia, para se tentar encontrar soluções para o problema .
A Frescomar é uma sociedade anónima cabo-verdiano/espanhola que obteve certificado de empresa franca em Abril de 1997, para se dedicar à prática de transformação do pescado e sua comercialização, tendo a Europa como principal mercado. Em finais de 1999, o Governo e a conserveira assinaram, no Mindelo, uma convenção de estabelecimento que conferiu um conjunto de regalias e incentivos à empresa FRESCOMAR com vista à sua competitividade a nível internacional. Com essa medida, o Governo de Cabo Verde “estendeu a mão” à empresa de conserva Frescomar, evitando-se assim que a empresa fechasse as portas.Parece que os incentivos resultaram... agora, o que falta é pescado para a empresa produzir .
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=29628&idSeccao=520&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.