quarta-feira, 21 de julho de 2010

CV(RTC):MpD defende instituição de região/ilha

Presidente do MpD, Carlos Veiga defende instituição de  Região/Ilha como Autarquia Local supra-Municipal
PRAIA-Cada ilha detém a sua própria identidade sócio-cultural e os cidadãos identificam-se mais pela sua pertença à uma ilha do que a um concelho, argumentou Veiga.
A necessidade da instituição de Região/Ilha como Autarquia Local supra-Municipal, foi defendida na manhã de hoje (21) pelo presidente do Movimento Para a Democracia, Carlos Veiga, na sede do partido, na Praia.
Na ocasião, Veiga também apresentou propostas do MpD para a Administração do Estado.
Para o MpD, é preciso debater-se a questão do modelo de Estado que melhor se adapte às realidades físicas e humanas do País, de modo a otimizar os recursos e as oportunidades. Com vista a alcançar esta o partido defende a regionalização assente na legitimidade política dada pelo voto popular, como realidade institucional supra-municipal.
Cada ilha detém a sua própria identidade sócio-cultural e os cidadãos identificam-se mais pela sua pertença à uma ilha do que a um concelho, argumentou Veiga.
As atribuições da estrutura supra-municipal seriam, conforme o líder do MpD, transferidas pelo Estado, ou resultariam de atribuições hoje municipais, devendo incluir funções de planeamento, de ordenamento do territorio, de proteção do ambiente, de gestão e coordenação de serviços e estabelecimento públicos, de infra-estruturação e de articulação e apoio aos municípios.
O segundo partido com mais assentos no parlamento, defende ainda, a redução e estabilização do número, da configuração das estruturas de nível governamental e sua tendencial constitucionalização.
A profissionalização da função pública também mereceu especial destaque e Veiga implica estabelecer e assumir o princípio de que, salvo excepções reduzidíssimas previstas na lei, os titulares de cargos públicos devem ser profissionais e não meros agentes ocasionais, fortuitos ou eventuais, chamados para servir certos interesses.
MpD favorável a acolhimento do ex-preso de Guantanamo

Veiga defende que não se podia ignorar um pedido de um país que é muito amigo e que tem uma cooperação muito profunda com Cabo Verde e com o qual partilha valores fundamentais.
O presidente do Movimento Para a Democracia, Carlos veiga garantiu hoje (21) que o seu partido foi sempre favorável ao acolhimento do ex-prisioneiro de Guantanamo, o sírio Abd-al-Nisr Mohammed Khantumani.
Veiga defende que não se podia ignorar um pedido de um país que é muito amigo e que tem uma cooperação muito profunda com Cabo Verde e com o qual partilha valores fundamentais.
Segundo fonte oficial o ex-prisioneiro de Guantanamo -- base militar americana em Cuba -- que chegou sábado ao País, está sob a alçada do Conselho Nacional de Segurança.
RTC/RCV (Daniel Almeida)
http://www.rtc.cv/index.php?paginas=21&id_cod=1221

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.