terça-feira, 27 de julho de 2010

HOLANDA:Tribunal holandês autoriza velejadora de 14 anos a dar volta ao mundo

Se Laura for bem sucedida em sua viagem, ela será a velejadora mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha. O caso atraiu desde o início atenção mundial da imprensa.
MIDDELBURG-A Justiça da Holanda autorizou hoje que Laura Dekker, de 14 anos, tente dar a volta ao mundo num veleiro. Ela tenta tornar-se na mais jovem a conseguir a façanha.
O tribunal de Middelburg recusou um pedido de prorrogação de "assistencia educativa temporária" que os serviços de protecção da criança da Holanda, sob a qual Laura estava desde agosto de 2009. As autoridades judiciárias acreditavam antes que o seu desenvolvimento psicológico e sua saúde poderiam "correr perigo" se ela tentasse a travessia.
Laura havia planeado começar a aventura em setembro de 2009, numa embarcação de 8,3 metros. Ela já tinha até patrocinadores.
O fim da assistência educativa começou imediatamente, segundo o tribunal. Segundo o juiz, depende agora apenas dos pais da menina darem sua permissão para que ela possa partir em sua aventura.
A viagem pode durar até dois anos. Para conseguir o recorde, ela terá de terminar a travessia pelo menos quatro dias antes que 20 de setembro de 2012, quando faz 17 anos.
O seu advogado disse que ela está muito feliz de finalmente poder dar a volta ao mundo. "Os responsáveis são os pais", disse Peter de Lange, depois da decisão do Tribunal.
Vários adolescentes tentarem dar a volta ao mundo sozinhos nos últimos anos.A última tentativa foi de Abby Sunderland, que interrompeu a viagem no Oceano Índico.O recorde actual é de Jessica Watson, que terminou sua viagem em 15 de maio, após 210 dias.
Laura conta já com bastante experiência no que respeita à vela. Sabe manejar o leme de uma embarcação desde os quatro anos, aos seis recebeu o primeiro veleiro próprio e aos 11 anos realizou a sua primeira viagem a solo, durante sete semanas. Ela mesmo nasceu num porto da Nova Zelândia durante uma volta ao mundo de veleiro que seus pais fizeram ao longo de sete anos.
Com agências internacionais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.