sábado, 17 de julho de 2010

PORTUGAL-Mundialinho: 16 seleções de comunidades imigrantes disputam torneio de futebol a partir de hoje

LISBOA-O II Mundialinho da Integração começa hoje em Lisboa, onde se vão encontrar imigrantes de quatro continentes que vão vestir a camisola da seleção do seu país durante os próximos quinze dias.
"A ideia é juntar numa festa as comunidades imigrantes", explicou à Lusa Cristina Archer, da organização do evento, que reúne 16 comunidades de imigrantes num encontro desportivo que termina a 01 de agosto.
Angola, Brasil, Nigéria, Senegal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Roménia, Moldávia, Marrocos, Moçambique e China são as equipas deste torneio multicultural, que reúne num campo de futebol funcionários de embaixada, engenheiros a trabalhar nas obras e até um barbeiro marroquino.
O critério para seleção dos participantes foi escolher as comunidades imigrantes com maior número de habitantes em Portugal.
O Angola-Ucrânia é o primeiro jogo de um torneio que pretende "pôr estas comunidades todas a falar umas com as outras", lembra.
O torneio, organizado pelas autarquias de Lisboa e Sintra, pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e pela empresa Ibérica Comunicação Empresarial, tem também o patrocínio da Presidência da República: Cavaco Silva preside à Comissão de Honra do Mundialinho.
Depois do sorteio, ficaram assim distribuídos os 16 países: Angola, Ucrânia, Senegal e Nigéria no grupo A, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Reino Unido no B, Cabo Verde, Roménia, Marrocos e Alemanha no grupo C, Brasil, Moldávia, Espanha e China no grupo D.
O torneio que hoje começa continua nos fins de semana seguintes, até à final, no dia 01 de agosto, no estádio do Lumiar. Em Sintra, os jogos disputam-se no estádio 1.º de Dezembro.
SIM/Lusa/fim
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11306149.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.